quinta-feira, 18 de maio de 2017

MAGÉ VACINA CONTRA FEBRE AFTOSA

A prefeitura de Magé deu início a uma nova temporada de vacinação de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa. O município investiu cerca de R$ 50.000 para imunizar gratuitamente o rebanho dos pequenos produtores da cidade de quatro doenças animais. O portal da prefeitura disponibilizou matéria sobre a importância da vacinação e sobre como os produtores devem proceder para vacinarem seus rebanhos. Leia a seguir. A foto também é do portal.
“Magé é um dos poucos municípios que doa e aplica a vacina o rebanho dos pequenos produtores. Já temos o cadastro deles e agendamos o dia de ir até a propriedade para vacinar. Além da vacina contra a Febre Amarela, o município também oferece gratuitamente as vacinas contra brucelose, clostridiose e raiva”, explica o vacinador da Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável, João Batista Fraga Sobrinho.
A vacinação obrigatória determinada pelo Ministério da Agricultura acontece em duas fases: em maio e em novembro. O veterinário Paulo César Rosa, também da equipe do governo municipal, também conta que “a iniciativa é para ajudar os pequenos produtores que têm até 100 cabeças de gado. Só de Aftosa foram adquiridos 5.000 doses que é nossa meta de vacinação nessa primeira fase. Para quem tem um rebanho maior, tem a obrigatoriedade de vacinar os bovinos e bubalinos em suas propriedades”.
aftosaJoão Alysio Pereira de Mattos, chefe do Núcleo de Defesa Sanitária em Cachoeiras de Macacu, regional que atende também os municípios de Magé e Guapimirim) destaca a atenção do município com a prevenção e os riscos da não vacinação:
“Hoje a situação da febre aftosa no estado do Rio é considerada controlada com vacinação. Há 16 anos que foram registrados os dois últimos casos da doença aqui em Magé, que pertenciam a um pequeno produtor. Isso afeta até a exportação de carne do país e temos que sacrificar animais num raio de três quilômetros da propriedade contaminada”, conta.
Magé nos últimos anos deu um salto de 75% para 90% do rebanho imunizado. Em novembro acontece a segunda etapa da vacinação somente para bovinos e bubalinos com até 24 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário