terça-feira, 11 de abril de 2017

VANDALISMO NA PRIMEIRA ESTRADA DE FERRO DO BRASIL

Faz tempo que a primeira estrada de ferro do Brasil, especialmente no trajeto entre o centro de Piabetá e a Rodovia Rio-Magé, está completamente abandonada. E de tal forma que seriam necessários recursos significativos para uma obra de restauração. O pior nisso tudo é que não há nenhuma ação de preservação do que resta, e existem populares que ainda se dispõem a destruir, o que fazem sem qualquer advertência ou punição. Foi exatamente o que ocorreu na altura do Parque Santana, bem próximo ao Fórum, de acordo com denúncias que chegaram a nossa redação. Vários vândalos foram vistos arrancando vários trilhos, o que para uns, pareceu ser atitude de puro vandalismo, e para outros, roubo.
A primeira estrada de ferro do Brasil, mais conhecida hoje como Estrada de Ferro Barão de Mauá, em homenagem ao seu construtor, Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, é um dos mais importantes patrimônios da história de Magé e do Brasil. Mesmo assim, está completamente abandonada, com exceção do pequeno trecho em Guia de Pacobaíba - Mauá, próximo à velha e histórica estação, onde também existem ruínas do velho porto, estas completamente abandonadas. Mesmo assim, a preservação daquele pequenino pedaço de estrada de ferro, tanto quanto da estação não é constante, nem existe qualquer fomentação turística no local. Só a lembrança remota e precária.
No mais, é tudo abandono. Total. O trecho de estrada de ferro entre Piabetá e a rodovia, passando por Parque santa, próximo ao Fórum, e Bongaba nem permite o reconhecimento de quem passa por perto. Faltam muitos trilhos e dormentes, e o mato esconde quase tudo. É um fato lamentável, que merece atenção do poder público e de toda a sociedade mageense, além dos órgãos fiscalizadores, do governo, que não fiscalizam. Uma riqueza que há muito pede socorro.

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