quinta-feira, 12 de maio de 2016

Opinião - DIAS MELHORES

Isac Machado de Moura


O dia amanheceu nublado. A democracia amanheceu nublada. Mas a vida continua. Venceu, mais uma vez, a Casa Grande. Sempre foi difícil para a Casa Grande engolir a abertura das portas da Senzala e ver gente da senzala frequentando os mesmos espaços frequentados pelas gentes da casa grande, fazendo as mesmas viagens, dividindo espaço nas mesmas universidades. O segundo mandato da presidenta não aconteceu. Como muito bem lembrou ontem a senadora Regina Sousa, a "conspiração democrática" começou nos primeiros meses do governo. Tornaram inviável a governabilidade para justificar o "golpe". Somente assim para o PMDB voltar ao governo, junto com o PSDB. A presidenta cometeu erros? Claro que sim. Mas quem nunca "pedalou" que atire o primeiro voto. E eles atiraram, mesmo tendo "pedalado". Claro que estou bolado, como tantos outros brasileiros. Perdemos. Admiro mais ainda a presidenta por não ter renunciado, por ter resistido, como sempre fez, desde os seus tempos de revolucionária, "guerrilheira", numa época em que ser "revolucionário" era ir para as ruas, sem garantias, e correr de "gorilas fardados" (todo respeito aos gorilas, que eles me perdoem a metáfora), e não se proteger dentro de escolas, com todas as garantias jurídicas (fácil demais ser " revolucionário" hoje). Enfim, a vida segue, mesmo sem a extinção da corrupção, mesmo com um traíra no poder, assessorado por tantos outros traíras. 
Torço por um país melhor, cada vez menos desigual. Que venha 2018. Que decidam as urnas o nosso futuro. E que seja respeitada essa decisão. Que a senzala não aceite voltar para a senzala. Que essa classezinha mérdia entenda que para ter uma "empregada" é preciso sim pagar a ela direitos trabalhistas básicos, e que aceite como normal que o filho da patroa seja coleguinha de turma do filho dessa empregada, na mesma universidade; e que, de repente, quem sabe, a patroa e a empregada peguem o mesmo voo para aquela mesma viagem dos sonhos. 
O golpe manteve as instituições democráticas. Menos mal. As instituições democráticas legitimaram o golpe. Muito mal. Ainda podemos falar, gritar, discordar, nos manifestar. Ufa! Que mesmo golpeada, a democracia continue democracia. Que não percamos a capacidade de sonhar, que continuemos acreditando na utopia, mesmo que a cada passo dado em direção a ela, ela dê um passo atrás, como diz Galeano. Difícil mesmo é viver sem utopia, perder a capacidade de sonhar ou de compartilhar sonhos, o que dá no mesmo, desistir da utopia só porque ela se afasta quando vamos em direção a ela. 
Dias melhores virão! Mesmo que demore! Sem essa crença, a vida fica difícil. Mas que essa crença gere ações modificadoras.

"...Mas é claro que o sol vai voltar amanhã mais uma vez...eu sei...escuridão já vi pior...

Nenhum comentário:

Postar um comentário