terça-feira, 8 de março de 2016

VERGONHA: MULHER É HOMENAGEADA E DESPEJADA PELO PODER PÚBLICO

Escolhida pela Assembleia Legislativa do Rio para ser homenageada como símbolo feminino da comunidade Vila Autódromo, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, Maria da Penha Macena, de 50 anos teve sua casa demolida pela Prefeitura do Rio na manhã deste dia internacional da mulher, 08 de março. Em entrevista a um portal da web, Maria da Penha disse que que mal teve tempo de tirar seus pertences de casa. Ela abrigada na igreja da comunidade, onde mora há 23 anos, até conseguir uma moradia.
“Demoliram a minha casa hoje, estou na rua. Estou carregando as minhas coisas para a igreja neste momento. Eu vou me obrigar na igreja até que o prefeito decida uma moradia para mim. Eu quero ficar na minha comunidade, moro aqui há 23 anos. Quase não deram tempo de eu tirar as minhas coisas, o oficial de justiça disse que tinha que ser hoje e eu tirei a minha mudança do jeito que deu”, desabafou a mulher homenageada e despejada pelo poder público e o que ele sabe fazer de melhor: prejudicar os mais simples e necessitados.
Além da casa de dona Maria da Penha, outras duas foram destruídas. Uma situação desumana, como classificam moradores e defensores públicos envolvidos na causa, numa tentativa de amenizar o sofrimento daquelas pessoas. As razões do despejo daquelas pessoas vêm da própria Prefeitura do Rio, em virtude das condições de moradia em um bairro com tubulações cortadas, proliferação de mosquitos e doenças. As famílias daquela comunidade moram em escombros. 

E não há nenhum outro objetivo, já que o local sequer será usado para construção do Parque Olímpico nem como rota para os jogos. O que os moradores pedem é nada mais que a urbanização do local. 
O prefeito Eduardo Paes afirmou em nota, que a prefeitura irá anunciar o plano de urbanização da comunidade nos próximos dias. É o mínimo que se espera, além do cumprimento do anúncio. Enquanto isso, ninguém sabe como ficam doba Penha e as outras pessoas vítimas de mais essa covardia do poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário