quinta-feira, 20 de agosto de 2015

ENTIDADES SE UNEM PELA PRESERVAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ITABORAÍ

Lideranças do COMAMEA e de outras ONGs e associações enviaram ofício ao Secretário Estadual dos Transportes Carlos Osório e ao presidente da Central Logística do Rio de Janeiro Roberto Marques, com o fim de negociar a cessão de uso e a preservação da estação ferroviária e o pátio Visconde de Itaboraí, no Município de Itaboraí. O ofício informa de que o local está completamente deteriorado e, com isso, causa grande risco à integridade humana e ao ambiente. Para os que assinam o documento, é inadmissível que, com 90 anos de existência completados em 9 de agosto, a estação é um patrimônio da cidade e é inadmissível sua extinção. O pedido é de que a preservação se dê por meio de atividades ambientais, artísticas, científicas, culturais, educacionais, esportivas, sociais e turísticas, viabilizando o resgate histórico da memória ferroviária local em prol do desenvolvimento sustentável..
O mesmo grupo já entregara no dia 20 de julho, em reunião com os mesmos destinatários no auditório da Estação Ferroviária de Saracuruna, uma plataforma de reivindicações populares para a recuperação da malha ferroviária da região metropolitana do Rio de Janeiro. O documento se baseia no 2º Congresso de Transportes Ferroviários da Baixada Fluminense, realizado no mês de abril em Piabetá, dentro da semana de comemorações dos 161 anos de construção da primeira ferrovia do Brasil. Na ocasião, uma das reivindicações foi a reabertura do trecho Magé - Vale das Pedrinhas - Visconde de Itaboraí - Tanguá e Rio Bonito.
Além do COMAMEA, assinaram o ofício: Jardel Social e Padre Raimundo José - Ong Casa de Ação Social Amigos do Bem; Nélio Valadão e Deucimar Zefiro - Associação Comunitária Visconde de Itaboraí; Ramon Vieira - Associação de Moradores de Porto das Caixas; Luiz Mário Macaco - Associação de Cultura e Preservação Ferroviária Guapimirim nos Trilhos; José Rosário e diretoria - Federação das Associações de Moradores de Magé (COMAMEA); membros da Coordenação do Movimento do Projeto Central e Entidades e Júlio César Cirillo - Comtrem, Apopensa e Movimento do Projeto Central e Entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário