terça-feira, 23 de junho de 2015

"VELHINHOS ESPIÕES" FISCALIZAM MOTORISTAS DE COLETIVOS

Idosos voluntários e agentes trabalham em parceria para flagrar os infratores
A Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Detro, ganhou um reforço especial para a fiscalização das gratuidades, os “Velhinhos Espiões”. Cansados de sofrer com o desrespeito à Lei da Gratuidade, um grupo de idosos tornou-se aliado ao combate deste tipo de irregularidade. A medida foi criada em razão das constantes reclamações recebidas por meio da ouvidoria do Detro, 300 desde o início do ano, apenas com relação à gratuidade.
Atualmente, o grupo de voluntários conta com a participação de dez homens e mulheres entre 65 e 84 anos, todos aposentados, moradores da Região Metropolitana do estado. Eles atuam quinzenalmente, sempre em áreas distintas. Desde o mês de maio 12 operações já foram realizadas com apoio do grupo de idosos e, ao todo, R$ 60 mil em multas foram aplicadas às empresas infratoras.
Acompanhados de fiscais à paisana, os idosos fazem sinal para o ônibus. Caso o motorista não pare, o veículo é interceptado por outros agentes do Detro, que ficam posicionados em um bloqueio mais à frente, fora do campo de visão do motorista de ônibus. Além da multa de R$ 1.890,31, os fiscais também orientam os motoristas sobre a importância do respeito à gratuidade.
“A participação e apoio do usuário é fundamental para o combate ao desrespeito à gratuidade. Para realizarmos o flagrante nossos voluntários fazem a diferença. Estamos comprometidos a combater energicamente o desrespeito à Lei da Gratuidade pois isso prejudica a quem mais precisa. Esses idosos merecem nosso agradecimento e reconhecimento, pois são cidadãos exemplares, doando seu tempo em benefício da coletividade”, disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
Martha Camargo, 70 anos, a capitã da Tropa de Elite
“Os anos passam, mas a vida continua”. Com esse mantra, Martha Camargo, 70 anos, técnica de enfermagem aposentada, se encontra com suas amigas de hidroginástica para uma missão especial: formar a tropa de elite "Velhinhos Espiões".
O time - criado pela Secretaria de Estado de Transportes em parceria com o Detro - é voluntário e, junto com os fiscais do Detro, percorre os pontos identificados por idosos que já tiveram o acesso gratuito ao transporte intermunicipal negado pelas empresas de ônibus.
Na última sexta-feria (19/06), Martha ajudou a flagrar, em Itaboraí dois ônibus que não aceitavam a gratuidade. Graças a sua atuação, a empresa foi autuada e multada. Questionada sobre como sua participação pode mudar esse cenário, ela abre um grande sorriso e diz: "Não sei quem eu estou beneficiando mais, o próximo ou a mim mesma".
Vigorosa, a aposentada critica a atitude dos condutores que não respeitam a lei: "Atenção, vocês são motoristas hoje! Mas amanhã, se tiverem sorte, serão passageiros".
A operação “Velhinhos Espiões” vai seguir por todas as regiões do estado. Quem quiser denunciar ou se cadastrar para fazer parte da equipe de voluntários deve entrar em contato com a ouvidoria por meio do telefone (21) 3883-4141 ou pelo e-mailouvidoria@detro.rj.gov.br. É importante informar a linha e o número do ônibus intermunicipal que cometeu a infração. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização.
Pauta do Governo do Estado do rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário