quinta-feira, 11 de junho de 2015

NITERÓI: TRANSOCEÂNICA REDUZIRÁ DISTÂNCIAS

O governador Luiz Fernando Pezão acaba de entregar ao prefeito de Niterói, Rodrigo Neves a licença ambiental para o início das obras da TransOceânica, que ligará Charitas, na Zona Sul, até Engenho do Mato, na Região Oceânica. A primeira etapa da intervenção, que começa no fim de junho, será a perfuração do túnel de 1,3 quilômetro de extensão entre Cafubá e Charitas e terá faixa exclusiva para ônibus e ciclovia. Serão 9,3 km, 13 estações em 11 bairros da Região Oceânica e capacidade para transportar cerca de 80 mil pessoas por dia. O percurso completo será feito em 25 minutos, e ainda está prevista a integração com a estação hidroviária de Charitas, que será transformada em um terminal intermodal. A via expressa contará com faixas exclusivas de ônibus no sistema BHLS (Bus of High Level of Service), o primeiro implantado na América do Sul, equipados com ar-condicionado e com portas de ambos os lados. O corredor viário também contará com ciclovia. 
– Investir em mobilidade é dar cidadania e dignidade para as pessoas. Esse projeto é muito importante, com BHLS e ciclovia, sem privilegiar o carro, além de todo o cuidado de pensar na população e no meio ambiente – disse o governador.
– É uma obra estratégica com resultado extremamente positivo do ponto de vista ambiental, já que vai ajudar a melhorar a mobilidade, seja porque teremos menos carros circulando, trânsito mais fluido e menos poluição. É um marco para Niterói e procuramos, sem descumprir a legislação ambiental, procurar ser céleres para que o povo de Niterói possa, o mais rápido possível, gozar dos benefícios dessa obra – afirmou o secretário de Meio Ambiente André Corrêa.
– Essa obra muda o paradigma da mobilidade urbana em Niterói porque cria uma opção de deslocamento para a população. O BHLS, entre Engenho do Mato até Charitas vai melhorar a performance do transporte público na cidade – ressaltou o prefeito de Niterói.
O investimento total da obra é de quase  R$ 311 milhões, com recursos do governo federal e da Prefeitura de Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário