quinta-feira, 11 de junho de 2015

PROMESSAS ANIMADORAS PARA A SAÚDE NO ESTADO DO RIO

Desde o dia 8 de junho, os procedimentos ambulatoriais de alta complexidade passaram a ser, por determinação oficial, regulados de forma unificada em todo o estado do Rio de Janeiro. A regulação será coordenada pela central Reuni-RJ, lançada pelo governador Luiz Fernando Pezão e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, acompanhados do secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto. Conforme projeto, todos os serviços prestados na área de saúde pelas esferas estadual, federal e municipais deverão ser integrados até o fim do ano, incluindo ainda as unidades universitárias e filantrópicas.
Instalada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a Reuni-RJ abrange serviços ambulatoriais das seguintes especialidades: gestação de alto risco, cirurgias bariátricas, radioterapia, hematologia e terapia renal substitutiva (TRS), totalizando 10.462 vagas.
Conforme informou Chioro, até o fim deste ano a central contará com 100% da oferta dos hospitais federais aqui no Rio de Janeiro. É uma determinação do Ministério da Saúde que a oferta seja colocada à disposição. 
Nas especialidades de terapia renal substitutiva (TRS), gestação de alto risco, cirurgia bariátrica e hematologia, a regulação irá beneficiar os moradores de todo o estado do Rio de Janeiro. Já a oferta das vagas para radioterapia será regulada para moradores da Região Metropolitana I (Rio de Janeiro, Itaguaí, Seropédica, Queimados, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias e Magé).
O primeiro módulo da Reuni-RJ unifica a oferta para consultas e sessões ambulatoriais em cinco especialidades:
 Radioterapia: com a unificação, estarão disponíveis 610 vagas para tratamento de radioterapia nas seguintes unidades de saúde: Inca, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão), Hospital Mário Kroeff, Clínica Ozolano Machado, Instituto Oncológico Nova Iguaçu, além das vagas oferecidas pelo chamamento público feito pela SES. Antes do funcionamento da REUNI - RJ, o Estado regulava 140 vagas.
 – Gestação de alto risco: com unificação, serão ofertadas 350 vagas por mês no Hospital da Mulher Heloneida Studart, além dos hospitais universitários Pedro Ernesto, Gaffrée e Guinle, Clementino Fraga Filho, e dos hospitais federais de Bonsucesso e dos Servidores. No ano passado, a central estadual de regulação disponibilizou 200 vagas por mês para este tipo de atendimento.
 Cirurgia Bariátrica: a unificação vai regular tanto as primeiras consultas (para avaliação) quanto os procedimentos cirúrgicos. Serão ofertadas em média 60 consultas e 32 cirurgias por mês nas seguintes unidades: Hospital Estadual Carlos Chagas e hospitais federais dos Servidores, do Andaraí e de Ipanema. 
No ano passado, a central estadual regulou, em média, 50 consultas e 20 cirurgias por mês.
 – Hematologia: serão 60 vagas por mês, distribuídas entre Hemorio e os hospitais federais de Bonsucesso, Lagoa e Ipanema. Até então, a regulação para este atendimento era feita pelos municípios.
 Terapia Renal Substitutiva (TRS): serão disponibilizadas 9.350 vagas em todo o estado. A regulação deste serviço já era feita pelo Estado. 
O governo informa que os próximos passos incluem a criação de uma central única de compras para otimizar a aquisição de materiais, equipamentos e medicamentos, ações de qualificação profissional, além da contratação de serviços, para que possam ser feitos de forma integrada.
NR. Ainda é muito pouco, e a descrença da população é tamanha, diante de tantos projetos, tantas promessas e notícias para o futuro, veiculadas na grande mídia. Mesmo assim, a esperança insiste em surgir e aguardar que as coisas aconteçam de fato, e progridam. Se tudo isto vier mesmo a ocorrer até o fim do ano, que não seja só isso. O cidadão comum precisa de muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário