terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Unidades policiais investem em ações para reduzir crimes

A criação e implantação de ideias inovadoras em segurança foram as responsáveis pela premiação de mais de 3,6 mil policiais militares e civis que alcançaram metas de redução de indicadores de criminalidade no primeiro semestre de 2014. Em destaque, a Delegacia de Defraudações, a 99ª Delegacia de Polícia, em Itatiaia, o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e o 37º Batalhão, em Resende, que lideraram o ranking, ocupando o primeiro lugar. Os servidores lotados nessas unidades receberam um bônus de R$ 13,5 mil cada um.
No total, foram R$ 28 milhões em premiações. As metas, que incluem três indicadores – letalidade violenta, roubo de veículo e roubo de rua –, fazem parte da avaliação do Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) da Secretaria de Segurança.
Vencedor do prêmio pela segunda vez, o BPTur desenvolveu projeto para capacitação de policiais em língua estrangeira, visando a preparação para a Copa do Mundo. Cerca de 100 PMs passaram até hoje pelo curso, que foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Fluminense. O resultado foi o índice de 90,5% de aprovação da Segurança Pública pelos turistas que visitaram a cidade durante o Mundial, de acordo com pesquisa do Observatório do Turismo. 
- Temos diversos policiais bilíngues na nossa unidade. Esse prêmio é fruto do bom trabalho realizado durante a Copa. Ter policiais treinados resultou em uma imagem positiva da Segurança Pública nesse período - explicou o comandante do batalhão, tenente-coronel Joseli Cândido. 
Para Cândido, o prêmio é fundamental para a motivação dos policiais.
- Os PMs se sentem muito estimulados, têm me perguntado qual é o próximo projeto, querem ajudar, fazer sugestões. Como são eles que estão nas ruas, conseguem ver quais são as lacunas, o que pode melhorar. Para este ano, já temos novos projetos em mente para apresentar ao comando da corporação - disse Cândido. 
Estreando na premiação já no topo do ranking, a Delegacia de Defraudações se destacou por conta da Operação Bilhete Único Limpo, que investigou envolvidos na venda ilegal de vale transporte e Bilhete Único. 
Integração reforça segurança no interior
Para o delegado da 99ª DP, em Itatiaia, Vicente Maximiliano Barbosa, o bom desempenho obtido pela unidade se deu por conta da integração entre polícias Civil e Militar, através de um planejamento estratégico conjunto, que levou à maior eficiência do trabalho e à otimização de resultados. A unidade também é estreante no prêmio. 
- Passamos a atuar de forma mais repressiva e isso possibilitou a elucidação de mais crimes. Nos casos de letalidade violenta, o índice de elucidação foi superior a 70% em 2014. Isso ajuda a desencorajar que se cometam mais crimes, diminuindo a sensação de impunidade - explicou Vicente. 
A adoção de uma análise criminal mais aprofundada foi o que permitiu que o 37º BPM, em Resende, ocupasse a primeira colocação, junto com o 40º BPM. De acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Wagner Moretzsohn, o estudo não é feito somente por meio da leitura de gráficos, mas também com a definição do perfil de vítimas e de autores de crimes, possibilitando mais riqueza de detalhes ao policial. No primeiro semestre de 2014 , houve redução de 42% na letalidade violenta, 62% no roubo de veículo e 46% nos roubos de rua em comparação ao mesmo período do ano anterior.
- As metas são bem definidas e têm um motivo para existir. Acredito que, focando nelas, atacamos outros crimes. Ganhar o prêmio é um incentivo. São valores expressivos e todos recebem o mesmo valor. Além do bônus, as mudanças deixam um legado de aperfeiçoamento dos processos - disse Moretzsohn.
Informações do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário