terça-feira, 27 de agosto de 2013

ACADEMIA MAGEENSE DE LETRAS ANIVERSARIA EM GRANDE ESTILO

Mário Coelho; primeiro presidente da AML, José Paulo, atual presidente, e Antonio Seixas, atual primeiro secretário.
Uma grande festa: foi o que ocorreu na noite deste 26 de agosto, segunda-feira, no auditório da ESA - Escola Superior de Advocacia - no centro de Magé. A festa promovida pela Academia Mageense de Letras teve como motivo principal os 25 anos de fundação, mas houve outras razões. Uma delas, foi a revelação dos vencedores e demais premiados de mais um concurso de trovas da AML, que este ano contou com centenas de participantes de todo o país, e até trovadores de Portugal. O outro, uma homenagem ao diretor-presidente do Jornal O REDATOR, Paulo César dos Santos, com um diploma de amigo da cultura, e aos ex-presidentes ainda vivos, da entidade. Foram receber a homenagem, o poeta e trovador Mário Coelho - primeiro presidente da AML -, e o escritor Demétrio Sena, também ex-presidente.
O atual presidente da AML, escritor Paulo José abriu o evento com um texto bíblico que fala sobre júbilo, depois agradeceu a todos pela presença, comunicou e pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do acadêmico escritor José Inaldo Alonso na manhã do mesmo dia, e convidou os presentes a cantar o hino nacional brasileiro, seguido do hino a Magé. Feito isto, passou a palavra ao primeiro secretário, Antonio Seixas, que fez um discurso no qual falou da importância da AML, suas lembranças de quando ainda não era acadêmico, e lamentou o falecimento de José Inaldo Alonso, a quem se referiu como seu mentor intelectual. 
Seixas também enalteceu o trabalho do Jornal O REDATOR, que há 25 anos apoia e noticia os expedientes da AML e presta serviços relevantes aos Municípios de Magé, Guapimirim e arredores, como órgão sério de notícia. Ele também agradeceu à jornalista Rosa Maria Matuck, diretora presidente Jornal Milênio Vip pela presença e o apoio que vem dando à entidade nos últimos anos, desde que seu jornal foi fundado, e ao maestro Alfredo Brandão, do Grêmio Musical Mageense, que fez questão de prestigiar o evento .
Em seguida, Seixas e Paulo José dividiram a apresentação do evento, que teve ainda a participação musical do cantor e compositor Léo Carion, esposo da acadêmica Neuza Carion, e a intervenção de vários acadêmicos que recitaram as trovas vencedoras e premiadas do concurso, sob os temas Academia de Letras e Trem. No fim do evento, foi servido um coquetel.

Nota da redação: O REDATOR lamenta e se solidariza com a família, os amigos e confrades de José Inaldo Alonso, pelo seu falecimento. Alonso foi um dos grandes colaboradores intelectuais da cidade de Magé, ajudando os munícipes a conhecer melhor a cidade, por meio de seus livros sobre a história e o patrimônio cultural mageense. NOTAS SOBRE A HISTÓRIA DE MAGÉ foi um de seus livros mais importantes para o município, e se encontra em quase todas as bibliotecas escolares de Magé e Guapimirim.

Público atento durante toda a programação

Léo Carion: participação musical
Acadêmicos reunidos
Mário Coelho recebe diploma das mãos de Seixas
Paulo César, do REDATOR: amigo da cultura
Demétrio recebe diploma das mãos do presidente, Paulo José
Maestro Alfredo Brandão, do Grêmio Musical Mageense também esteve presente e discursou.


Nas fotos abaixo, acadêmicos recitam trovas premiadas no concurso da AML








Um comentário: