terça-feira, 23 de abril de 2013

QUE A FILA ANDE



Paulo César dos Santos


A grande esperança que os quase noventa mil eleitores depositaram nas urnas, para eleição de um novo prefeito, foi também a nossa. Tivemos responsabilidade maior, porque vestimos a camisa partidária dessa esperança e fomos às ruas pedir que todos os cidadãos mageenses apostassem nela, com a manifestação do voto.

Sabemos da grande frustração de todos, vendo que passados os meses de praxe, da velha "arrumação da casa", o grande alvo da nossa esperança não disse ainda a que veio. Se virmos a cidade com olhos que vão além do "dever de casa", veremos que a cidade está tão abandonada quanto antes. Um recapeamentozinho aqui, um asfaltamentozinho acolá, tudo dentro do básico, o mínimo para que a cidade não atole de vez, além das muitas palavras - estas sim, fartas -, e o essencial está no abandono: a saúde, a educação, o transporte, o trânsito e a ordem pública. De maneira especial, a saúde, que quanto mais presente nos discursos, mais distante na ação; na prática; nos efeitos;  na satisfação do povo mageense.

Creio que um prefeito que não faz nem mesmo o básico (cuidar das ruas da cidade) tem que ser banido do poder público, mas aquele que o faz, e tão só isso, não deve ser aclamado. Afinal, se dentro de uma casa não cuidarmos nem das vasilhas, da poeira nos móveis e no chão, e da remoção do que está indevidamente no meio da sala, não merecemos sequer morar.  E tudo o que se fez até agora, na atual gestão, foi isso: lavar vasilhas, espanar e mexer em coisinhas. Às vezes, com muito estardalhaço.

Não vamos adotar a máxima de que na gestão passada "éramos felizes e não sabíamos", porque não éramos. Éramos infelizes e sabíamos. Foi bom mudarmos, porque a mudança é sempre boa, mesmo quando nos frustra, e demonstra uma reação; revela que se está atento e disposto a novas mudanças... e é assim que tem que ser. Nada de voltarmos ao passado nas próximas oportunidades eleitorais, por causa do choque presente! Vamos continuar mudando! Nunca repetindo prefeito! Fazendo sempre andar a fila, como deve ser com namoro e casamento que não deram certo, para que não caiamos no mesmo erro.

No mais, o pedido de desculpas por termos apresentado a vocês mais um personagem que decepciona. Mais um executivo que não executa. Que pede por caridade aos vereadores que o podam, e carece de licença da oposição para ser prefeito; para fazer a cidade crescer, realizar os projetos que tem, de fato, que até gostaria de realizar, mas falta pulso. Falta coragem para bater de frente contra interesses que se interpõem à cidade; estão à frente dos eleitores, dos cidadãos comuns, daqueles que deveriam ser os mais respeitados nesta história.
Perdoem, mas por favor... não voltemos ao passado. Vamos em frente. Por aí tem gente que merece; ainda vamos  descobrir. Façamos a fila andar, deixando para trás mais um protótipo do nosso sonho de um grande administrador... um político mais humano do que político. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário