segunda-feira, 22 de abril de 2013

O BATISTÉRIO E A PIA BATISMAL DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GUIA DE PACOBAÍBA


Antônio Seixas

A igreja de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba, construção religiosa datada de fins do século XVII e início do século VXIII, possui o programa arquitetônico mais elaborado da região do recôncavo da Guanabara, composto, além da nave/coro, de capela-mor, sacristia, torre, capelas laterais, alpendre lateral e batistério.
Segundo Urbano Zilles, o batistério é "o lugar sagrado destinado à celebração do batismo. Costuma situar-se na entrada da igreja porque o batismo é o primeiros dos sacramentos, ou seja, a porta de entrada na igreja" (Significado dos símbolos cristãos 2001, p. 63).
Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), em março de 1989, a Igreja de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba guarda em seu batistério uma pia batismal em granito, com base em alvenaria, medindo 40cm de altura e 87cm de diâmetro, datada do século VCII, muito provavelmente ligada ao início da construção da igreja.
Com o século VI impôs-se o costume de emergir o batizando ao invés do banho batismal, donde surgiu do costume das pequenas pias de batismo. Segundo ainda Urbano Zilles, "quando começou a predominar a praxe de batizar crianças, o batismo passou a ser ministrado por infusão. Consequentemente os batistérios assumiram formas mais reduzidas até chegar a atual forma da fonte batismal, acomodada numa pequena capela ou num canto da igreja" (obra cit.,2001, p.64).
Na simbologia cristã, a pia batismal, assim como a pia da água benta, representam as "águas" da Gênese em que o Espírito de Deus pairava para operar a criação. E é em referência a essas águas que o batistério ou a pia de água benta possuem o poder de operar uma regeneração, uma recriação, afirma JEAN HANI (O simbolismo do templo cristão, 1981, p.81).

Nenhum comentário:

Postar um comentário