quinta-feira, 25 de abril de 2013

PROFESSORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDA PELA COMPPPIR


Na tarde desta quarta-feira, (24), a Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial em parceria com a Secretaria de Educação realizou, na faculdade Unigranrio, em Magé, uma capacitação para os professores do 2º segmenton(do 6º ao 9º ano) da rede municipal, tendo como base a Lei 10.639/03.
A Lei 10.639/03 propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana.  Ressalta que os professores em sala de aula devem frisar a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos.
A palestra foi ministrada pela professora de cultura brasileira e coordenadora do curso de pós-graduação em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida, Helena Theodoro. A docente foi uma das brasileiras que participou da I Conferência Mundial contra o Racismo e a Discriminação Racial, na África do Sul, em 2001. “Nossa participação nessa conferência, teve uma influência direta na criação da lei, que esse ano completa 10 anos”, comenta.A professora falou ainda da importância da obrigatoriedade do ensino sobre a história da África nas escolas. “A comunidade escolar não conhece aspectos do processo civilizatório africano, isso impede que os descendentes conheçam e desfrutem dos seus direitos. Além do mais é fundamental para a eliminação do preconceito, pois a educação é a base da formação do ser humano”, explica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário