quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

BILHETE ÚNICO É RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE

Ampliação de frotas do Metrô Rio, da SuperVia e da Barcas S/A marcou também o ano de 2012.
 
O ano de 2012 foi o início de uma nova trajetória para o transporte no Estado do Rio. Este é o balanço que o secretário de Transportes, Julio Lopes, faz, citando o Bilhete Único como sendo uma das maiores evidências disso. Este ano, o sistema atingiu a marca de 2,24 milhões de usuários – em 20 cidades – e recebeu investimentos de R$ 500 milhões. Não é à toa que o reconhecimento internacional chegou: o benefício foi selecionado pelo Banco Mundial (Bird) como uma das melhores práticas na área de subsídio ao usuário.
O sistema, lançado em 2010, ainda conta com um acompanhamento on-line das viagens, que é disponibilizado aos órgãos de controle, como a Receita Federal, o Tribunal de Contas do Estado e a Assembleia Legislativa (Alerj), além da Secretaria de Transportes e da Governadoria. No dia 17 de janeiro, o secretário de Transportes vai aos Estados Unidos para apresentar o Bilhete Único. A palestra será transmitida a todas as agências do Bird, no mundo.
– Fiquei muito satisfeito com o reconhecimento internacional. A grande inteligência do bilhete é que está todo vinculado ao CPF, ao sistema de controle da Receita Federal, e por isso ele tem uma condição de monitoramento, de acompanhamento e de credibilidade muito maior do que qualquer sistema – disse o secretário.
O recebimento de 30 trens para o ramal de Deodoro e a compra de mais 80 veículos, todos operados pela Super- Via, foram alguns dos mais importantes passos para potencializar a alta capacidade do transporte de massa na Região Metropolitana do Rio. O metrô carioca já opera com sete novas composições, das 19 que foram adquiridas pelo MetrôRio, em parceria com o Estado. São cerca de 600 mil usuários, que vão contar com veículos com potência de refrigeração até 33% maior.
Cada uma delas comporta 1,8mil passageiros. Todos os 19 trens estarão em operação até março de 2013, ampliando a capacidade para até 1 milhão de passageiros por dia. Com isso, o metrô aumentará em 63% sua frota. Outra novidade será a inauguração da estação Uruguai, na Tijuca, em 2013. A Barcas S/A também recebeu um reforço em sua frota. Serão incorporadas, em 2014, sete embarcações, com capacidade para dois mil passageiros, e duas, para 500 pessoas. Em 2012, a secretaria realizou a licitação que definirá o estaleiro vencedor. A partir de janeiro, a concessionária acrescentará duas novas embarcações para a travessia Rio-Niterói.

Vale Social: 110 mil usuários

Outro sistema de subsídio de transportes bem-sucedido é o Vale Social. Garantindo a gratuidade de locomoção para pessoas com deficiências e para doentes crônicos, o vale teve o número de usuários ampliado de 20 mil, em 2007, para mais de 110 mil. Já a fila de espera do benefício, praticamente não existe mais. Quando alguém solicita o Vale Social, espera no máximo 40 dias pelo benefício. Antes, a fila durava meses. O solicitante pode, também, conferir o andamento do processo pela internet.
O sistema formal de transporte recebeu um grande incremento no número de usuários em 2012. Só este ano houve um aumento de 220 milhões de viagens. Segundo o secretário Julio Lopes, é como se cada brasileiro tivesse feito, pelo menos, uma viagem em transporte coletivo no estado durante o ano.
– É significativa a entrada de novos brasileiros, que ascenderam a uma classe mais bem remunerada, e, portanto, de maior poder aquisitivo. Eles saíram da Vale Social assegura gratuidade de locomoção para pessoas com deficiências imobilidade – afirmou Lopes.

Pauta do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário