quinta-feira, 18 de outubro de 2012

URUGUAI: SENADO APROVA LEI DO ABORTO

Polêmica à vista: o Senado do Uruguai aprovou no dia 18 de outubro, por 17 votos a 14 a lei que descriminaliza o aborto. Com tal passo, o Uruguai se torna um dos primeiros países da América do Sul a tomar essa decisão. Quem propôs o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados em setembro último foi a coalizão governista Frente Amplio. Agora resta somente a promulgação do presidente José Mujica, que deve analisar o texto nos próximos dias.
Já existe uma grande resistência em ação, para que o projeto seja vetado. Os partidos de oposição anunciaram que farão de tudo para impedir o que consideram um absurdo. Prometeram, inclusive, que apresentarão a proposta de um plebiscito para a ampla discussão do tema, com o fim de conscientizar todo o povo e as autoridades contra o projeto.
Conforme a lei, as mulheres poderão abortar nas 12 primeiras semanas de gestação, quando o assunto for devidamente avaliado pelo governo. Quanto às grávidas interessadas no aborto, deverão antes passar por uma junta de especialistas e justificar o aborto depois de cinco dias. O Uruguai surge com a novidade iminente depois de Guiana, Cuba e a cidade do México. Em outros países, como o Brasil, o aborto só é autorizado em casos como risco de morte para a mãe, estupro e casos isolados que comprovem grande gravidade e justificativa irrefutável.
Ainda mais radical do que o Brasil, o Chile proíbe a cirurgia em todas as circunstâncias, o que também ocorre em muitos outros países. O aborto não é a única polêmica corrente entre os uruguaios. Ainda se discute naquele país, dois temas que estão dando muito o que falar: a legalização do consumo da maconha e o casamento entre homossexuais. O mundo muda, mas não sem muita briga; muita polêmica e inúmeros sacrifícios de toda a sociedade. Mas muda para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário