quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ARTIGO - DENEIR: UM ARTISTA EM CONSTANTE MUTAÇÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Um artista maduro, que ainda bem criança começou a esboçar sua trajetória sem saber que o fazia, só por ser inquieto e criativo, tinha mesmo que ser um grande artista. E a exemplo de todos os grandes artistas, não teve um percurso fácil. Foi demorado, difícil, muitas vezes desanimador, mas Deneir (de Souza Martins) construiu seu espaço. Tijolo por tijolo.
E quando tudo já parecia estar no lugar, em 92, 93, quando assuntos como reciclagem, sustentabilidade e similares ainda não eram moda, o Deneir deu início a um trabalho que o alçou à condição de ícone dentro da educação pública estadual e lhe rendeu reconhecimento entre educadores, artistas plásticos, fazedores de cultura. Ele que atua no Rio de Janeiro como arte-educador pela Secretaria Estadual de Educação, teve que ter coragem para enfrentar o risco de se desvirtuar do espaço já então conquistado como artista plástico. Mais especificamente pintor de telas.
Aluno mais ilustre do mestre Ney de Lima, que fez inúmeros discípulos por toda a cidade de Magé, firmou-se como o que alçou voos mais ousados, desvencilhando-se de todas as influências, como deve ser com os que fazem arte ou literatura: como pintor, assumiu estilo bem pessoal, adotando um surrealismo totalmente inédito; mais tarde, passou a construir instalações e objetos a partir de madeira, lata, latão entre outras matérias que deram totalmente certo e lhe renderam exposições de sucesso em espaços nos quais nunca entrara em outras épocas, senão como visitante.
Mas o Deneir lúdico, educador pela arte é que tem o currículo mais notório e difundido na mídia. Foi esse Deneir que encantou o país com suas participações no programa que Daniel Azulay manteve por muitos anos na televisão. Com Azulay, Deneir foi ao ar em 30 programas, ensinando a construir brinquedos populares resgatados de sua infância, com materiais alternativos e sucatas. Ocupou espaços preciosos na Rede Record, Bandeirantes, TV Futura, Globo, CNT, TV FIRJAN e redes universitárias participando de programas ou em forma de notícia, e dos principais jornais impressos do país. Foi representante do Brasil em Paris, no ano do Brasil na França, em 2005. Antes e depois, ganhou diversos prêmios com o seu trabalho, realizou e realiza palestras, oficinas, e participa de simpósios de arte-educação Brasil afora.
Em 2011 mostrou seus brinquedos, engenhocas e outras invenções no livro FÁBRICA DE BRINQUEDOS – CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS, ENGENHOCAS E OUTROS BICHOS, em parceria com Aurora de Barros.
Premiado como artista plástico expoente em muitas das principais galerias do país; inventor e arte-educador reconhecido aqui e noutros países, Deneir de Souza Martins, nascido e criado na cidade de Magé, há muito é um cidadão do mundo. Um artista em constante transformação, que sabe pagar o preço de suas mudanças, enfrentar eventuais críticas e no fim de tudo se impor, como sempre ocorreu com os grandes nomes das artes, da cultura. E por isso ele se tornou indispensável, requisitado por universidades, espaços culturais, galerias e grandes eventos.
Membro diretor da ACADEMIA DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES DE MAGÉ, Deneir foi um dos principais incentivadores da fundação dessa entidade que está prestes a completar seu primeiro ano de atuação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário