segunda-feira, 28 de maio de 2012

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE MAGÉ APRESENTA PROJETO DE PARQUE ECOLÓGICO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Magé realizou nesta segunda-feira, 28 de maio, uma consulta pública para membros da sociedade civil e do governo municipal para apresentar o projeto de criação do Parque Natural Municipal Barão de Mauá no bairro Ypiranga, no quinto distrito.
O parque se situa às margens da Baía de Guanabara e terá uma extensão de 42 hectares, com um limite de abrangência até a Área de Proteção Ambiental (APA) Estrela. O objetivo é obter uma Unidade de Conservação de Sistema Integral, onde não é possível o exercício de nenhuma atividade ligada à caça e à pesca dentro de sua área total.
A criação do parque foi necessária porque na área existe um mangue que necessita de maiores cuidados, em decorrência do derramamento de petróleo na Baía de Guanabara no ano de 2000. As espécies foram muito afetadas e algumas nem são mais vistas nessas áreas.
O objetivo do parque vai além. A unidade também oferecerá recreação: O público poderá aproveitar a natureza de forma responsável, com projetos de educação ambiental, que alunos poderão visitar e aprender sobre como preservar o meio ambiente, sobre turismo, e contribuir com a economia do município, juntamente com o aumento de receita do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços.
O evento contou com a presença do Secretario de Meio Ambiente, Cláudio Furtado, da representante da ONG Ondazul do projeto Mangue Vivo em Mauá, Erian Ozório, do diretor da unidade de conservação, Nelson Barrozo, do representante da Secretaria Estadual do Ambiente, Rafael Carvalho e do representante do Deputado Federal Alfredo Sirkis, André Esteves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário