segunda-feira, 16 de abril de 2012

PREFEITURA DE MAGÉ CAPACITA FUNCIONÁRIOS PARA CORTE E PODA DE ÁRVORES URBANAS

O Prefeito Nestor Vidal, preocupado com o despreparo técnico de maioria dos funcionários responsáveis pelos cortes e podas de árvores e com o tratamento geral dos canteiros, gramados e praças de toda a cidade de Magé, resolveu tomar uma atitude educativa: Convidou o Secretário de Serviços Públicos, Marcos Peçanha (Sabiá) a captar um projeto de capacitação em corte e poda de árvores urbanas, visando preservação ambiental, segurança, e a estética dos bairros. Com duração de uma semana, o início do curso foi nesta segunda-feira, dia 16 de abril, na Escola Municipal Professora Darleia da Costa Maia, no bairro Piedade. O projeto é desenvolvido em conjunto pelas Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos, com apoio da guarda municipal e parceria do corpo de bombeiros.
A preocupação do Prefeito Nestor Vidal nasceu de uma série de reclamações e denúncias de populares que há muito viam as árvores de seus bairros praticamente devastadas nas épocas em que a prefeitura determinava as podas. Também havia muitos casos de árvores cortadas indevidamente, por serem vistas como passíveis de perigo para a população, quando na verdade não eram. O REDATOR chegou a publicar algumas dessas denúncias, pedindo providências à Prefeitura Municipal de Magé.
O objetivo central é capacitar a equipe responsável pelos cortes e as podas de árvores, através da utilização de técnicas específicas, para proceder a devida orientação aos funcionários sobre itens como: Identificação da necessidade real de corte ou poda; o melhor período do ano para a execução de cada trabalho; as formas e metodologias; os equipamentos; a proteção individual. Os alunos também aprenderão a manusear corretamente uma motosserra e farão curso de rapel, para realizarem trabalhos em alturas.
Sob a orientação de Leandro Vidal Santos (especialista em Meio Ambiente; autor e responsável técnico do projeto, a pedido de Sabiá), Luiz Henrique, Comandante Washington Santos (da Guarda Ambiental), Allan Aguiar (coordenador de Educação Ambiental), Sargento Soares (do Corpo de Bombeiros) e Eduardo, os cerca de vinte funcionários que serão inicialmente capacitados receberão orientações sobre os seguintes temas: Espécies nativas e exóticas; ciclo de vida; metodologia de corte e poda; legislação ambiental; segurança no trabalho; NR 18; reconhecimento, funcionamento, operação e segurança no manuseio e manutenção de motosserra; principais métodos de corte e poda; ancoragem de equipamentos e do operador; treinamento em rapel. Além das aulas teóricas e dos vídeos, os alunos também farão aulas práticas no fim do projeto, para que sejam medidos os níveis de preparo.

Um comentário:

  1. Parabens pela brilhante iniciativa do Prefeito Nestor Vidal.

    ResponderExcluir