segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cabral acerta na Colômbia, empréstimo de US$ 100 milhões comunidades pacificadas

MEDELLÍN – O governador Sérgio Cabral obteve do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) as bases para um empréstimo de US$ 100 milhões a serem aplicados em programas sociais para jovens de comunidades pacificadas. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (16/04) durante encontro com o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, em Medellín, onde o governador cumpre agenda voltada para ações de acessibilidade e segurança pública em comunidades carentes.
 – Este recurso dará oportunidade para jovens que antes viviam em meio ao tráfico de drogas ou à milícia. Existe hoje uma grande necessidade de qualificar estes jovens. O empréstimo do BID é mais um passo rumo à paz sólida e permanente que está sendo conquistada com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) – afirma Cabral.
 O programa, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, tem previsão de início no segundo semestre deste ano e beneficiará inicialmente sete comunidades: Complexo do Alemão, da Penha, Borel, Cidade de Deus, Batam, Providência e São Carlos. As ações incluem atendimento psicológico, orientação profissional e ajuda para que os jovens retomem os estudos. Até 2016, serão atendidos 40 mil jovens de comunidades com UPPs.
 A iniciativa – inspirada em um projeto lançado há dois anos em locais ocupados por forças de segurança na Colômbia – prevê a criação de espaços da juventude para abrigar núcleos de acompanhamento para moradores entre 15 e 19 anos de idade.
– Estamos desenvolvendo o projeto e até o fim deste mês iremos apresentá-lo ao Senado. Trabalhando de forma integrada com a Prefeitura do Rio de Janeiro, vamos oferecer educação e desenvolvimento profissional a milhares jovens de áreas pacificadas até 2016 – explica o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves.
Segurança e acessibilidade
Ainda como parte da missão governamental a Medellín, o governador Sérgio Cabral conhece nesta segunda-feira as escadas rolantes urbanas – as primeiras deste tipo no mundo – e o Centro Integrado de Intervenção da comunidade chamada de Comuna 13. As experiências colombianas poderão servir de modelo para novas ações do Governo do Estado nas áreas de segurança pública e acessibilidade em comunidades carentes.
Acompanham o governador na missão governamental a Medellín: o vice-governador e coordenador executivo de infraestrutura do Governo, Luiz Fernando Pezão; os secretários Hudson Braga (Obras), Rodrigo Neves (Assistência Social e Direitos Humanos) e Felipe Peixoto (Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca); e o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), Ícaro Moreno. (Pauta da assessoria)

2 comentários:

  1. Cabral precisa fazer alguma coisa já sabe que a CPI do do cachoeira é inevitável, ele é um dos quatro governador a ser investigado. sera com toda esse temporal ainda vai repassar esses milhões a DELTA.

    ResponderExcluir
  2. pergunto? e Magé como fica. Sera que so existe trafico em regiões pacificadas.

    ResponderExcluir