segunda-feira, 31 de outubro de 2011

TURISMO E TRANSPORTE: PROJETOS EMPERRADOS EM MAGÉ

Paulo César dos Santos

Ultimamente se fala em uma operação conjunta com a Prefeitura de Magé e o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – que pretende viabilizar a recuperação da primeira ferrovia do Brasil. A notícia é de que os recursos já estão liberados e o andamento do projeto depende apenas da assinatura do prefeito Nestor Vidal. O trajeto inaugurado em 30 de abril de 1854 pelo Barão de Mauá abrange cerca de 14 quilômetros de trilhos entre Mauá e Vila Inhomirim, e esse trecho seria explorado para fins de turismo. Mais ainda, o projeto seria ampliado para que a antiga estação de barcas fosse restaurada e servisse como ponto de partida de uma linha entre Mauá e Praça XV.
O problema é que os prefeitos desta cidade nunca pareceram muito interessados nesse avanço. Sabe-se que a direção do IPHAN espera desde dezembro de 2010 uma resposta da prefeitura de Magé para que tudo isso comece a se tornar realidade. Se o decreto e a autorização não estiverem prontos até dezembro deste ano, a verba será retirada. Recentemente, o prefeito Nestor Vidal teria garantido ao representante do IPHAN, Carlos Fernando, que em poucos dias baixaria o decreto emitindo a autorização necessária, o que desemperraria o projeto.
Agora resta saber o que se fará das 80 famílias que ocupam a área, o que possivelmente não será um grande problema. Existe um espaço liberado pela própria ferrovia e uma verba para o reassentamento das famílias. Faz tempo que O REDATOR abraçou esta causa, tendo publicado várias matérias a respeito, além de apresentar sugestões, na tentativa de colaborar com o progresso da uma cidade que tem muita história desperdiçada e tem quase a idade do Brasil. Apesar disto, sofre de um grande atraso. Carece de políticos dispostos a gerar progresso sustentável.
 Existem grupos poderosos; empresários aos quais não interessa nem um pouco a criação de novas alternativas de transporte, a exemplo do transporte marítimo, e a reativação de uma linha ferroviária, mesmo que para fins turísticos. Tomara que o novo prefeito desta cidade não acabe cedendo a tais grupos, como sempre aconteceu.  

2 comentários:

  1. Imagine o que vai gerar de empregos em nosso municipio depois que este trem começar a rodar, so espero que as barcas tambem estejam operando, isso vai trazer muitos turistas para Mage e tambem vai desafogar a linha vermelha e av Brasil.

    ResponderExcluir
  2. eu estive recentemente na conferência da transparencia, e o prefeito falou e senti muita esperança em suas palavras, visto que todos os meus sonhos para mage. ele falou do nosso potencial turistico e ambiental, das nossas igrejas, da nossa cultura que nunca foi levada a sério e agora tenho esperança estes sonhos se realizem. Uma coisa esta me entristecendo, no cemiterio de bongaba, chegam caminhões de lixo de outros municipios, lixo de hospitais e restos de lixo extraordinario. nos finais de semmana, os caminhoes estão tirando barro do cemiterio e ATRAS do cemiterio novo pode se ver os enormes montes de lixo. é so ficar na entrada de bongaba pra ver o que esta acontecendo la.

    ResponderExcluir