segunda-feira, 3 de junho de 2019

HORA DE UNIÃO POPULAR: MAGÉ ESTÁ QUASE LIVRE DA CRT

A CRT, concessionária de pedágios na estrada fluminense, é a que tem os valores de pedágios mais caros de que temos conhecimento. Em Magé, quem trafega pela estrada paga nada menos do que R$ 19,30 a cada 100 km rodados, desde a última decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU). Isso, na praça principal. Nas outras praças, as auxiliares, que cercam a cidade de Magé, o valor é R$ 13,50. Juntas, todas as praças impedem os moradores de se transportarem para outro bairros.
Foram inúmeras as manifestações populares, paralisações parciais das pistas, petições ao governo federal, mas a empresa, que tem o aval da agência reguladora ANTT, não dá a mínima importância para o retrocesso da região, com anos de prejuízos causados ao município (empresas jamais quiseram investir na região, por causa do pedágio, e o desemprego de quem mora na mesma é sempre muito alto, também em razão disso, o que encarece as tarifas de passagens. Por isso, não há emprego suficiente para os mageenses dentro nem fora da cidade).
Foram muitas as gestões políticas em todas as esferas do poder, que ignoraram esse dilema. Governos federal, autoridades dos municípios envolvidos e de certa forma todos prejudicados, nunca se esforçaram para uma união. Ao assumir o governo em Magé, o prefeito Rafael Tubarão estabeleceu como uma de suas prioridades resolver o problema, mas esbarrou na burocracia e no fato de que a questão é de âmbito federal, onde não existe uma vontade forte. E como os contratos terminam em março de 2021, acredita-se que a celeuma seria mais longa do que esse prazo. Sendo assim, o adequado é que as próximas licitações exijam contratos para prestação de serviços mais humanos para os usuários.
Se a população mageense se unir e ficar atenta, logo chegará o momento dessa união capaz de exigir das autoridades políticas uma negociação justa para o município.  As renovações de licitações passarão pelas Câmaras Estadual e Federal, e o poder público mageense terá plenas condições de influenciar nessa questão. Ainda mais com a força do povo, que reconhece a forte vontade política do prefeito Rafael Tubarão.

Crédito parcial das informações: Rede TV Web Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário