O dia 30 de abril, terça-feira, foi de morte. Muita morte. Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) foram à Praia de Olaria e lá se depararam com uma mortandade de peixes em toda a orla. A foi feita após denúncia dos pescadores de Magé. Eles alegam que alegam que isso aconteceu por causa de um arraste no entorno do fundo da Baía de Guanabara que trouxe os peixes mortos para a orla.
Fotos e vídeos feitos por pescadores de Mauá mostram os peixes mortos. Os pescadores afirmaram que traineiras fizeram um arraste no fundo da Baía de Guanabara e, quando os pescadores encontram peixes indesejáveis os despejam na água e a maré os traz de volta. A Prefeitura de Magé determinou a limpeza na orla e enviou um ofício para o Instituto Estadual do Ambiente, o Inea, para que as providências sejam tomadas.
Alguns pescadores ouvidos pelo Redator acham que é muito peixe para isso ter sido causado apenas pelo descarte. Na opinião deles, ainda existe algo relacionado a vazamentos de produtos da Petrobrás. Pode não ser um novo vazamento, mas o que certamente há no fundo das águas, misturado à lama, pode ainda estar gerando essas mortes. Eles relatam que há um cheiro muito forte de gás no local.

Nenhum comentário:
Postar um comentário