sexta-feira, 23 de novembro de 2018

MAGÉ COMEMORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Magé (FECMA), a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPPIR) realizou nos dias 21 e 22 de novembro das 10h às 17h30min uma comemoração pelo Dia da Consciência Negra, no Calçadão de Magé. O evento teve oficinas, artesanato, apresentações de dança e outras formas de conscientização.
“Estamos aqui para mostrar tudo o que a Coordenadoria de Igualdade Racial, junto com a Prefeitura de Magé, já conseguiu de avanços: como a criação do Conselho de Igualdade Racial, do Plano Municipal de Igualdade Racial, que está sendo elaborado, e do Laboratório de Anemia Falciforme, que agora temos no município, para que o mageense não precise sair da cidade semanalmente para fazer tratamento”, disse a Coordenadora de Igualdade Racial, Ivone Bernardo.
Escolas da rede municipal, junto com a Coordenação de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e Diversidade (COPIED), participaram com exposição de trabalhos escolares de unidades próximas das comunidades quilombolas, literatura afro, apresentação de dança e capoeira, e de filmes de curta metragem produzidos pelos alunos – sobre Identidade, Preconceito Racial e Movimento Negro.
“É importante resgatarmos a nossa cultura, a contribuição dos negros para o nosso país, que é imensa. E aqui em Magé nós tivemos uma bela e grande contribuição. Aqui nós temos três quilombos: o Quilombá (Bongaba), o Maria Conga (Vila Esperança) e o do Feital (Piedade) que está em fase de certificação (pela Fundação Palmares, órgão federal). É preciso mostrar para essas gerações, a importância que o negro tem para a nossa cultura, na culinária, nas artes e na educação”, explicou Cristina Bastos, diretora da FECM.
“Nós trouxemos várias atrações culturais com roda de conversa para conscientizar as pessoas, informando porque foi criado o Dia da Consciência Negra. Vamos trazer oficinas de bonecas, de tranças, apresentação de capoeira e exposições. Mas o mais importante aqui é a informação, é para que as pessoas saibam que ainda existe a discriminação racial, mesmo todos sabendo que a lei exige direitos iguais para todos. O evento foi aberto a todos”, reforçou Ivone.

Informações do portal da Prefeitura de Magé. Foto de Gerson Peres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário