terça-feira, 26 de setembro de 2017

PREFEITURA DE MAGÉ CRIA FUNDAÇÃO DE PESQUISA E TREINAMENTO AGROECOLÓGICOS

Foto e pauta do portal da prefeitura
O prefeito Rafael Tubarão sancionou através da lei 2359/2017, a criação da FLAPAM, Fundação Langsdorff de Pesquisa e Treinamento em Agroecologia de Magé, que tem o objetivo de ministrar educação ambiental e agroecológica, desenvolvendo atividades de pesquisas de desenvolvimento ao setor agrícola nas diversas áreas de conhecimento, através de suas Unidades de Pesquisas.
O nome da Fundação é uma homenagem ao Barão de Langsdorff, um médico que em 1816 comprou uma Fazenda de Mandioca, no atual bairro de Raiz da Serra no município de Magé. No ano seguinte, ele criou o extinto “Estudo de Ciências” com Biblioteca, Jardim botânico, Herbário e Coleções Zoológicas e Minerais, tornando-se uma referência científica no país.
Miro Amorim, secretário de Agricultura Sustentável relatou que iniciativa da criação desse projeto é pertencente a Secretaria de Agricultura Sustentável. “Com a Fundação vamos desenvolver melhor nosso trabalho, teremos mais recursos para continuar nossas pesquisas e gerar empregos para pessoas que vão trabalhar conosco”, enalteceu o secretário.
A FLAPAM será a entidade mantenedora e administrativa do Cepta, da Unidade de Pesquisa em Hortifrutigranjeiros e do Horto Municipal de Magé (HORTO) e da Unidade de Pesquisas em Agrofloresta.
“A Fundação vai permitir que a gente busque recursos a nível municipal, estadual, federal e até mesmo internacional. Nós queremos fazer parcerias com Instituições que tenham o compromisso de desenvolver a educação e a pesquisa do nosso país”, explicou o professor Luiz Carneiro, supervisor da Secretaria de Agricultura Sustentável. Aloísio Pinto, engenheiro agrônomo do Cepta contou que o recurso do município para o segmento da produção é muito baixo. “Então o prefeito se sensibilizou com nossa necessidade e decidiu criar a Fundação”, complementou o agrônomo.
A Fundação terá sede provisória na Estrada de Piabetá – Santo Aleixo, Lote Rural do INCRA no 31 localidade de Cachoeira Grande – Distrito Agrícola do Rio D’Ouro – Magé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário