terça-feira, 26 de setembro de 2017

FESTA E CONSCIENTIZAÇÃO NO ANIVERSÁRIO DA APA DE GUAPIMIRIM

Natureza em festa: o dia 23 de setembro, sábado, foi de festa em razão do aniversário de 33 anos da APA (Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim). A ocasião foi comemorada na Praia da Piedade, em Magé. A APA de Guapimirim foi criada em 1984 através de uma lei federal, com o objetivo de atuar na recuperação e preservação de uma área de 14 mil hectares que abrange os municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo. “Magé, com sua grande de manguezais e com muitas áreas conservadas é uma das faixas com maior representatividade nessa área de proteção”. Quem afirma é o chefe da APA Guapi-Mirim, Mauricio Muniz, à equipe da prefeitura de Magé.
Fizeram parte do evento, uma remada com caiaques e praticantes de stand up paddle, que foi até Barão de Iriri. Um grupo saiu às 5h30 da manhã de Niterói e veio de barco até a praia, para simplesmente parabenizar e participar da festa. Também um grupo de escoteiros realizou uma oficina de construções em bambu, e a Secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas de ipê amarelo, aroeira e ingá. Alguns voluntários participaram de um mutirão de limpeza do entorno da praia, e Pedro Belga, componente do Projeto Uçá, destacou a importância da preservação, em poucas palavras:
“Esse material que recolhemos hoje é muito pouco perto dos 13.822 Kg de lixo que já retiramos dessa área de manguezal. Precisamos repensar nossos hábitos e não descartar o material na natureza. Se você usa um copo plástico e joga no chão, ele se torna lixo. Mas se você entrega à um catador que destina à reciclagem, tudo muda”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Miro Amorim afirmou que a ação ajuda a despertar a atenção dos munícipes para as necessidades da natureza, uma vez que Magé tem grande parte do seu território coberta por vegetação típica da Zona da Mata Atlântica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário