quinta-feira, 25 de maio de 2017

PREFEITURA DE MAGÉ VALORIZA PRODUTORES AGRÍCOLAS

Informações e imagens da ASCOM
Na segunda-feira 22 de maio, agricultores familiares de Magé participaram do Dia de Campo no CEPTA (Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia de Magé) com o tema “Tecnologias Agroecológicas”, em atividades com pesquisadores e especialistas da Pesagro-Rio. O evento foi realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável e entidades parceiras do órgão de pesquisa municipal: a Emater e o Instituto Idaco.
O uso de inimigos naturais e a ideia principal de prevenção são elementos essenciais para a agroecologia. O cravo-de-defunto pode ser cultivado junto com tomate, pois atua no combate de insetos hospedeiros que consomem pragas que podem afetar os tomates, esse é um dos exemplos apresentados por Luiz Augusto Aguiar, especialista em fitossanidade para orgânicos.
Biocontrole também colabora com a saúde do agricultor e dos consumidores
Brasil é o campeão em uso de agrotóxicos nos alimentos desde 2008, de acordo com dados apresentados pela pesquisadora Maria do Carmo de Araújo Fernandes, da Pesagro-Rio. A especialista ainda alerta que esse uso desenfreado é um dos maiores causadores do alto índice de casos de câncer. “Cada um de nós consome cinco litros de agrotóxicos por ano. Não existe um alimento que a gente consome que esteja livre de agrotóxicos. Existem produtores que tem dado banho de Furadan na cenoura e na batata para que durem mais na prateleira da dona de casa, e vem daí a quantidade de casos de câncer. Tudo isso pelos agrotóxicos que atingem a planta, o solo e também o lençol freático”, explica Maria do Carmo.
 “Precisamos produzir um alimento limpo e nisso tivemos a oportunidade de criar o projeto do Cepta e trazer essas experiências para o produtor aqui. Estou completando 50 anos atuando aqui no município de Magé e já assisti muitos absurdos com o uso inadequado de agrotóxicos. Nessa época se usava VHC e BHT que hoje em dia, se falar é quase um palavrão. Vi muita gente morrer e até hoje vemos esses absurdos”, desabafa o engenheiro agrônomo do Cepta, Aloisio Sturm.
A delegada federal da Sead (Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário), Danielle Barros, elogiou a iniciativa:
— Essa aproximação com Magé tem sido muito positiva. Vemos a parceria acontecendo e isso chega no produtor que é o agente mais importante nesse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário