sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

SER HUMANO: PRIORIDADE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGÉ

O trabalho de recuperação e o resgate das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social é um dos grandes investimentos do governo municipal de Magé. Chefiada pela secretária Bianca Vasconcellos de Souza, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos vem intensificado suas ações para alcançar as camadas mais carentes da população. Uma rede de atendimento e de serviços foi criada em todos os distritos, para atender à demanda. 
Na rede, estão instalados oito Centros de Referência e Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). E não é só isso: a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos tem a Casa da Passagem para moradores de rua, adultos, que podem permanecer no local por três meses, até se restabelecerem. Também faz parte do sistema um Abrigo Municipal para crianças em situação de risco social.
Outro local que está integrado ao staff da secretaria é a Padaria Popular. Em média, são produzidos,  mais de três mil pães por dia. No mesmo local são produzidos bolos, tortas e salgados que atendem à demanda de secretarias em eventos, e geram economia para os cofres públicos. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também mantém as atividades do Conselho Tutelar e promove dentro do CRAS diversas atividades de integração. Entre elas oficinas, música, ginastica, serviços de convivência, com mais de mil atendimentos mensais.
A secretaria também garante a manutenção dos cemitérios da cidade. São sete ao todo, que recentemente passaram por manutenção. O cemitério Nossa Senhora da Piedade, que antes sofria com abandono, teve o seu muro construído durante a atual gestão. O cemitério de Santo Aleixo ganhou uma nova capela e foi cercado, para evitar invasões.
E tem ainda o programa de Ação Social, que engloba em um mesmo evento, serviços de casamento comunitário, retirada de documentos, além da parceria com empresas que promovem ações como corte de cabelo, maquiagem para as mulheres entre outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário