sexta-feira, 21 de outubro de 2016

PLANO DIRETOR: A POPULAÇÃO PODE GOVERNAR MAGÉ

Foi realizada no dia 18 de outubro, mais etapa das reuniões do plano diretor para o Município de Magé. trata-se um documento que tem o objetivo de nortear os projetos para o desenvolvimento urbano da cidade. A Prefeitura de Magé cumpre sua função, evidentemente, mas é importante que as lideranças - toda a população, na verdade, mas pelo menos as lideranças - com pareçam às reuniões e participem das discussões, para que um consenso gere um documento viável para o bom desenvolvimento da cidade. Magé nunca viveu essa oportunidade estendida a todos. É um grande mérito da atual gestão. 
Mas também é muito importante que as discussões levantadas nessas reuniões não sejam vazias nem gerem em torno do que já é estabelecido. Há casos em que as pessoas discutem o cumprimento ou não do que é lei, e não terá como ser diferente, é para ser cumprida. Também há casos em que pontuam realizações distantes, que não fazem parte das necessidades mais urgentes do município em detrimento de assuntos muito mais importantes e urgentes. Eis um caso: o uso do patrimônio público, por exemplo, não pode ser gerador de renda ou lucro para ninguém; sendo assim, por que razão se há de discutir esse tema? 
Magé precisa de providências urgentes, e não se pode perder tempo com o que não tem como sair do lugar. O bonde nossa história sempre foi muito lento, e agora urge uma aceleração que o prefeito Rafael Tubarão aspira, juntamente com a população mageense. Peguemos o bonde, aceleremos nossa história e façamos de Magé uma cidade próspera, sem perder suas características de cidade repleta em história; em patrimônio cultural, ecológico e... humano.
As reuniões do plano diretor não se encerraram no dia 18. Na foto, os dias e locais das próximas etapas. Todos estão convidados. Nosso sonho é o de que não caibam todos os presentes, nos próximos locais, o que transformará essas reuniões em formidáveis públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário