terça-feira, 3 de maio de 2016

AO POVO DE GUAPIMIRIM, PELO DIA DO TRABALHADOR

Morador da cidade de Guapimirim, o cidadão Manoel Figueiredo divulgou na web o que chamou de uma carta aberta ao povo de Guapimirim. Trata-se de uma mensagem de felicitação e apoio aos trabalhadores da cidade pela passagem do dia do trabalhador, primeiro de maio, e um desabafo contra os desmandos políticos narrados por ele. O REDATOR achou pertinente dar espaço ao texto de Manoel.

1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR

Caro morador,

Em Chicago-USA, em 1886, um grupo de trabalhadores organizou uma reivindicação em favor da carga horária de trabalho de oito horas por dia. As manifestações duraram alguns dias e, em confronto com a polícia, alguns trabalhadores perderam suas vidas. Por isso, costuma-se dizer que as conquistas trabalhistas não são dádivas dos céus, e sim frutos de lutas.
O recado serve, principalmente, para a população e trabalhadores de Guapimirim. Não existe vitória sem luta. Se todos nós queremos mudanças em nosso município, é necessário que estejamos dispostos a mudar. Traduzindo: precisamos sair do nosso comodismo e arregaçar as mangas e tomarmos uma atitude de verdadeira mudança.
Gostaria de felicitar, particularmente, os trabalhadores de Guapimirim por esta data tão representativa. Entretanto, não posso esquecer que temos muito pouco a comemorar em Guapimirim. Nestes últimos três anos, o atual Prefeito demitiu mais trabalhadores do que nas gestões passadas. O prefeito atual é o campeão em demissões. Se levarmos em consideração que para cada trabalhador demitido diretamente, gera-se três outras demissões indiretas, podemos afirmar que ainda bem que este é o último ano da atual gestão. Sem comentar que a empresa contratada para terceirizar a mão de obra deixou um rastro de irregularidades, como: o não pagamento das indenizações; salários do mês trabalhado de muitos dos trabalhadores também não pagos; e não deu baixa na carteira, levando os trabalhadores a perderem o auxilio desemprego. Além de colocar o Prefeito/Prefeitura na mira do Ministério Público Estadual. Motivo pelo qual o Prefeito foi afastado por cinco dias das suas funções por improbidade administrativa.
Depois desse desastre de mediocridade e incompetência da atual gestão da PMG, duro mesmo é saber que o Prefeito indicará uma candidata para as próximas eleições municipais para sucedê-lo. Com rejeição de 85%, tudo parece filme de terror. Como sou um otimista, declaro que dias melhores virão, seguidos de um horizonte de futuro justo para todos de Guapimirim.

Somos nós, os eleitores, que vamos decidir se queremos as mudanças ou não.

Fiquem todos com Deus!

Até a próxima!


Manoel Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário