segunda-feira, 17 de agosto de 2015

VENÂNCIO: MEMÓRIAS DE UM BOTAFOGUENSE


Hoje morador do bairro Fragoso, no sexto distrito de Magé, Venâncio Soares é um velho botafoguense muito querido onde mora, e tem lembranças que são um tesouro imaterial além de relíquias, quase todas ligadas a sua paixão pelo futebol, por seu time e, pelo maior botafoguense que já passou por este país, o inesquecível Mané Garrincha. Em 1955, já adolescente, Venâncio veio ao bairro Pau Grande com o pai, conhecer familiares. Quando o pai voltou, já não conseguiu levar o filho, que insistiu em ficar com os parentes e se estabeleceu um consenso para tal.
Venâncio lembra com saudades, da copa de 1958. Quando o Brasil perdia para a Suécia, Didi Pegou a bola, segurou-a embaixo do braço e perguntou aos companheiros: "Vamos apanhar dos gringos?". Com ânimo redobrado, a seleção brasileira não só virou o jogo, como ganhou por 5 a 2. Entre outras boas culpas que o botafoguense carrega, está o fato de ele ser o responsável pela vinda do busto de Mané Garrincha para Pau Grande. Venâncio lembra que, para tanto, ele contou com o apoio da empresa de refrigerantes Pakera.
O ilustre torcedor guarda, entre outras relíquias, a faixa de campeão do E.C. Pau Grande no torneio do 4° centenário de Magé. Também tem posse de fotos dos bons tempos em que a entrada para o bairro Pau Grande era pelo cemitério de Raiz da Serra. Cemitério este, que foi inaugurado em 1954, pouco antes de sua chegada a Magé. Venâncio conta que o primeiro enterro no local foi de uma adolescente do Meio da Serra. 
O velho botafoguense presenteou O Redator com fotos antigas, entregues a ele pelo amigo Juca, a quem chama de amigo de todas horas. Fotos, inclusive, de quando foi encarregado de produção da turma do terceiro turno da fábrica Multifabril, de Pau Grande. É com muita alegria, e emocionado, que Venâncio conta um pouco de sua história, e faz questão de deixar uma mensagem inspirada em seus anos de encarregado na Multifabril: Seja humilde com seus subordinados, e será sempre um grande vencedor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário