quinta-feira, 16 de julho de 2015

TRENS - UM 3X4 DO DESRESPEITO AO TRABALHADOR

Uma paralisação de trens na estação de Gramacho, na manhã de quinta-feira 16 de julho deixou os passageiros revoltados. A Supervia, concessionária responsável pelo transporte, afirmou que as composições não estavam saindo de Gramacho em direção à Central do Brasil por causa de um problema de sinalização detectado às 7h30. Por volta das 8h50, as partidas eram feitas da estação Corte 8. Indignados, muitos usuários invadiram os trilhos, puseram madeiras e pedras nas linhas férreas e encheram os espaços entre uma linha e outra. Há informações de que ninguém depredou nada, só houve bloqueio das linhas. De acordo com os Bombeiros que foram acionados, até as 10h três pessoas foram socorridas. Duas vítimas sofreram mal súbito e outra caiu da plataforma da estação de Gramacho.
Também com problemas na sinalização, a estação de Belford Roxo estava lotada de passageiros por volta das 8h30. Em nota, a Supervia informou que técnicos estavam nos locais realizando os reparos necessários e que os passageiros estavam sendo avisados da situação pelos canais de comunicação da empresa. Às 9h40 o ramal de Gramacho operava com os intervalos irregulares e o ramal de Belford Roxo com atrasos. Já o ramal de Saracuruna estava suspenso.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) abriu um boletim de ocorrência para apurar as causas de um problema de sinalização que afetou a operação nos ramais de Saracuruna, Guapimirim e Vila Inhomirim. Da mesma forma, técnicos da agência reguladora foram deslocados para o local da ocorrência para dar início ao trabalho de apuração.
 A Agetransp também vai avaliar o atendimento prestado aos usuários pela concessionária SuperVia e os procedimentos adotados para o restabelecimento da normalidade na operação. A concessionária poderá ser multada. O secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório afirmou que o problema da sinalização estava resolvido às 10h05. Seja como for, este é apenas um retrato 3x4 da falta de respeito que se tem pelos mais pobres e trabalhadores em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário