quinta-feira, 16 de julho de 2015

LULA: FINALMENTE ALVO DE INQUÉRITO NA LAVAJATO

Chegou a hora: logo após cobrar informações do ex-presidente Lula, a Procuradoria da República do Distrito Federal tomou uma atitude firme e decidida: abriu inquérito para apurar a relação do petista com a construtora Odebrecht e para investigar a possível prática de tráfico de influência em favor da empresa, entre 2011 e 2014. Para o Ministério Público é necessário que se apure a atuação do ex-presidente na concessão de empréstimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e em que situação o petista viajou, bancado por empresas, para negociar diversos contratos fora do Brasil. Na mesma portaria em que o caso se torna um procedimento investigatório criminal, o MP pede que a força-tarefa da Operação Lava Jato compartilhe todas as informações envolvendo o relacionamento entre o ex-presidente e a construtora. O inquérito tem prazo de noventa dias para ser concluído, no entanto pode ser prorrogado algumas vezes. Nesta fase, caso haja evidências de que Lula tenha mesmo praticado tráfico de influência junto a agentes políticos internacionais para influenciar a contratação da Odebrecht, o Ministério Público poderá pedir adoção de medidas como quebras de sigilo e buscas e apreensões.
Ficou revelado que Taiguara Rodrigues dos Santos ganhou contratos de obras depois que Lula viajou, com dinheiro da Odebrecht, com o fim de realizar transações para a empreiteira. No ano de 2012, a Exergia Brasil, de Taiguara, foi contratada pela Odebrecht para trabalhar na obra de ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe, em Angola. O acerto entre os interessados se formalizou no mesmo ano em que a Odebrecht conseguiu no BNDES um financiamento para realizar tal projeto na África. Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, conhecido como Lambari, amigo de Lula na juventude e irmão da primeira mulher do ex-presidente. 
Antes de formalizar o procedimento criminal, a procuradoria deu ao ex-presidente um prazo de quinze dias para que ele se explicasse, além de conceder tempo para que a Odebrecht, apontada por delatores da Lava Jato como uma das integrantes do "clube do bilhão" se defendesse.
Sabe-se que o MP cita diversas menções de que Lula viajou com recursos da Odebrecht em busca de contratos com empresas internacionais. Em uma dessas ocasiões, a empreiteira teria disponibilizado 435.000 reais, por meio da DAG Construtora, para pagar um voo fretado para Lula, que fez suas transações em Cuba e na República Dominicana. Com o caldo quase entornado, pois, provavelmente ainda há muito o que se investigar e descobrir, parece que enfim se chega à raiz de todos os males atuais da política no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário