sexta-feira, 5 de junho de 2015

UM MÉDICO E UM SER HUMANO EM FRAGOSO

De que a saúde em Magé não é, absolutamente, prioridade do governo Nestor Vidal, que prometeu em campanha política fazer de Magé uma cidade padrão no quesito saúde, sabemos todos. No momento, por exemplo, estamos lidando com demissões de médicos. Redução de pessoal exatamente na saúde. Santa Dalila, no quarto distrito de Magé é um exemplo disto. Não há mais um só médico para atender àquela comunidade. Foram todos demitidos.
Mas, hoje, queremos fazer uma apreciação. Um elogio. Não ao Prefeito nestor Vidal, porque a conduta isolada de um profissional não é mérito do poder público municipal, uma vez que essa não é uma prática comum na rede. Pelo contrário. A prática é o mau atendimento. É a má vontade. A falta de delicadeza e atenção. Principalmente de competência.
Nossa apreciação vai para o médico Robson Ribeiro, que atende na Unidade de Saúde da Família, na localidade Fazenda, em Fragoso, no sexto distrito. O médico em questão é uma referência em compromisso com o trabalho e seus pacientes: quase nunca falta; o que só faz em ocasiões esporádicas e com prévio aviso. É atencioso com os pacientes, sempre os ouve com calma e respeito, nunca perdendo a paciência e jamais agindo com ironia.
Trata-se também de um médico investigativo: faz o máximo para entender o caso de cada paciente, quando sai de sua alçada encaminha devidamente ao especialista da área e provê esse paciente de todas as informações necessárias sobre como proceder para conseguir tal atendimento. Mais ainda, facilita ao máximo, dentro de suas condições. É o que há de mais próximo de um funcionário com todos os requisitos obrigatórios a todo profissional.
Não conhecemos a experiência do médico Robson Ribeiro. Nem mesmo sua competência técnica, específica. Mas ele é o ser humano que a cada dia está mais em falta nos setores públicos de todas as instâncias. E a junção desse ser humano ao profissional é de grande ajuda para quem precisa. O município estaria bem melhor, como estaria o mundo, se pudesse contar com bem mais profissionais que misturam, na medida certa, o humano e o profissional.
É uma pena que o médico Robson destoe, por exemplo, dos demais profissionais, entre médicos, enfermeiros e atendentes daquela unidade, a julgar pela voz do povo. Os elogios que sempre ouvimos, são dirigidos especificamente a ele. O resto é reclamação.

Um comentário:

  1. E o pior de tudo é o seguinte, faltando de tudo na área da saúde (para falar somente da saúde), o desgoverno Nestor Vidal vai gastar dinheiro público com a contratação de J Quest, Arlindo Cruz e Gabriel Silva para a comemoração de mais um aniversário da cidade.

    COMEMORAR O QUE?????? A falta de empregos, de saneamento básico, de água, de lazer, de cultura, de segurança, de educação, de saúde e de perspectivas????

    Eu não quero festas, EU QUERO UMA CIDADE DECENTE PARA MORAR!!!!!

    ResponderExcluir