terça-feira, 14 de abril de 2015

TERESÓPOLIS TERÁ CONJUNTO HABITACIONAL SUSTENTÁVEL

Técnicos da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro – CEHAB-RJ participaram, nos dias 13 e 14 de abril, de Ciclo de Capacitação de Projetos de Sustentabilidade Energética em Habitação de Interesse Social. Este curso é fruto da parceria firmada entre a Companhia e a GIZ – Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável.  Os conhecimentos adquiridos pelos engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, como uso eficiente de energia solar e água, serão implementados no conjunto habitacional Fonte Santa III, em Teresópolis, projeto piloto de núcleo residencial sustentável, desenvolvido pela Companhia e direcionado a famílias de baixa renda do município.
O conjunto Fonte Santa III será composto de quatro blocos com um total de 128 apartamentos. O presidente da Cehab-RJ, o engenheiro Thadeu Galvani, que participou da  cerimônia de abertura do Ciclo, afirmou que o programa vai alcançar o crescimento de políticas de proteção ambiental.
- O momento para o desenvolvimento desta ação não poderia ser mais adequado, com a crise energética e hídrica que o país está passando. A capacitação abre uma nova perspectiva na área habitacional, unindo a preservação do meio ambiente e a utilização de mecanismos que proporcionem melhores condições de vida à população – acrescentou o presidente.
Para o Secretário de Estado de Habitação, Bernardo Rossi, a implementação do projeto poderá desencadear a utilização do sistema em outros empreendimentos imobiliários, colaborando significativamente para a economia familiar.
- Além de receberem imóveis equipados com moderna tecnologia em termos de energia eficiente, as famílias também viverão a experiência do cuidado e preservação no entorno do conjunto. Economicamente, também será vantajoso para os novos moradores, que reduzirão custos com as contas de água e luz. Isto faz toda a diferença - disse o secretário.
No Fonte Santa III, há estudos para implantação de dispositivos economizadores de água e sistema de captação de chuva, paisagismo com baixo consumo de água, apoio à inserção de hortas comunitárias,  composição de paredes, janelas  e cobertura, e previsão de utilização de energias renováveis como aquecimento solar e fotovoltaico.
Durante o curso, foram discutidas ainda iniciativas estaduais e as novas legislações que apoiam o poder público a investir em programas de sustentabilidade. A arquiteta Luciana Carvalho e a professora Elizabeth Pereira, palestrantes da GIZ, desenvolveram temas que traçaram o cenário ambiental e energético atual e analisaram os  impactos da cadeia da construção civil no meio ambiente, alem de métodos de construir edifícios eficientes. A GIZ tem convênio com o programa Rio Capital da Energia, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro.
Participaram da cerimônia de abertura do Ciclo de Capacitação, além do presidente da Cehab-RJ, Thadeu Galvani, o subsecretário de Estado de Habitação, Fernando Fortes, a coordenadora do programa Rio Capital de Energia, Maria Paula Martins,  Ricardo Külheim, coordenador do Programa de Energia Renováveis e Eficiência Energética em Cidades da GIZ e a diretora de Projetos e Obras da Cehab-RJ, Vera Rocha.

 Dois novos cursos de capacitação estão marcados para maio e junho deste ano, onde serão abordadas recomendações técnicas para utilização dos equipamentos em habitação de interesse social e conscientização do corpo funcional nas novas práticas ambientais.
Informações da Assessoria de comunicação do governo do estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário