segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

VITÓRIA: MAGÉ SERÁ COMARCA DE ENTRÂNCIA ESPECIAL

Depois de um longo tempo de muitas tentativas, especialmente a partir da posse da nova diretoria da OAB - Magé/Guapimirim, o Município de Magé obtém uma grande grande vitória: A Comarca de Magé é elevada a entrância especial. Trata-se de uma grande vitória não só da OAB, que sempre contou com o apoio e a participação direta e indireta de toda a diretoria e seus associados e do judiciário mageense. Grande parte da sociedade também abraçou a causa, graças ao prestígio da entidade.
O Jornal O REDATOR se fez presente nessa luta, sempre acompanhando a comitiva da OAB - Magé/Guapimirim e dando cobertura exclusiva. Muito nos honra o fato de termos ajudado a formar opinião em torno do assunto. Quem também teve participação fundamental, foi o deputado estadual Nilton Salomão, que articulou, fez solicitações e acompanhou a OAB nesse empenho, a cada passo de um processo difícil, muitas vezes com perda parcial da esperança, que depois se renovava, levando à continuação da busca.
Com essa conquista, a comarca de Magé se livra de uma série de trâmites burocráticos e a justiça fica mais leve; ágil; facilitada em suas resoluções. A OAB - RJ. foi outra grande parceria nessa luta, que ainda contou com outros apoios. Entenda melhor o que significa essa vitória, no manifesto abaixo, escrito e distribuído pelo Presidente da OAB - Magé/Guapimirim, Dr. Edison de Freitas (foto):
'Foi publicada no Diário Oficial de ontem (18.12.2014) a Lei Estadual que eleva a comarca de Magé para entrância especial.
 Desde o ano de 2013, quando esta diretoria assumiu a gestão da 22.ª Subseção da OAB-RJ, iniciaram-se esforços junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para elevação das entrâncias.
 Somente a capacidade de diálogo da diretoria da OAB MAGÉ E GUAPIMIRIM com as instituições envolvidas, quais sejam Poder Judiciário, Poder Legislativo (ALERJ) é que foram capazes de viabilizar a conquista alcançada para A SOCIEDADE MAGEENSE. 
É de suma importância se ter em mente, o efeito da conquista para Magé e Guapimirim com a elevação da entrância, pois finalmente se corrige um atraso histórico na situação de nosso judiciário, o que envolve também a carência de magistrados e servidores.
Com a elevação da entrância, segue-se um novo tratamento a ser dado aos jurisdicionados.
  Não podemos deixar de enaltecer o comprometimento do Deputado Estadual Nilton Salomão, parlamentar esse que é amigo da advocacia e não mediu esforços para lutar junto com a OAB MAGÉ E GUAPIMIRIM para ver aprovada a lei.
Seu dinamismo e facilidade de diálogo com as Instituições, especialmente com a presidência do Tribunal de Justiça e com os seus pares na ALERJ viabilizaram esta grande conquista.
O deputado Nilton Salomão TERÁ O NOME GRAVADO NA HISTÓRIA DA NOSSA SUBSEÇÃO e em especial no coração deste Presidente.
O papel da diretoria da OAB MAGÉ E GUAPIMIRIM e de seu CONSELHO DE EX-PRESIDENTES foi crucial para municiar o Tribunal de Justiça na análise do pleito, pois todas as pesquisas que se fizeram necessários, tais como o censo demográfico, o número de demandas e o aumento destas, serviram para embasar o acolhimento de nossas intenções.
A diretoria da seccional - OAB-RJ apoiou integralmente o pleito da advocacia de Magé e Guapimirim, andando junto com a 22.ª subseção.
Por fim, não podemos deixar de falar do grande empenho de nossos Magistrados locais, Dr.ª Renata, Dr.ª Érica, Dr.ª Patrícia Salustiano, Dr. Flávia Quaresma e Dr. Orlando Eliazaro Feitosa, dentre outros, que deram seu testemunho junto a Presidente do Tribunal de Justiça da necessidade elevação da entrância.
Para o ano de 2015, inicia-se uma nova fase na obtenção de novas conquistas para a cidadania Mageense, que é a autorização para a construção do novo fórum para a cidade, cujos entendimentos já se encontram bem encaminhados, o que dará maior conforto para os nossos jurisdicionados, magistrados, advogados e servidores e podem  ter certeza de que a 22.ª Subseção, mais uma vez e quantas vezes forem necessárias, não medirá esforços para essa nova conquista.
Parabéns aos Advogados de Magé e Guapimirim.
 Dr. Edison de Freitas Presidente'

Veja o que diz o diário oficial do Poder Legislativo, no dia 18 de dezembro de 2014, quinta-feira, página 5: 

SUBEMENDA AGLUTINATIVA ÀS EMENDAS NºS 03 e 26

Acrescente-se artigo à proposição com a seguinte redação:
“Art. - O Tribunal de Justiça, no prazo de 1 (um) ano adotará e deflagará as
medidas necessárias para a consolidação da elevação das Comarcas de Cabo Frio, Itaboraí,
Magé e Barra Mansa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário