terça-feira, 12 de agosto de 2014

Pezão defende o diálogo para resolver questão da água

O governador Luiz Fernando Pezão afirmou na terça-feira 12 de outubro, que acredita no diálogo para resolver o cumprimento da recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) à Companhia Energética de São Paulo (Cesp) de aumento de vazão da represa do Rio Jaguari. O descumprimento prejudica o Rio de Janeiro.
O órgão federal estipulou a elevação da vazão da usina do Jaguari, que faz parte da bacia do Rio Paraíba do Sul, entre as cidades de Jacareí e São José dos Campos. Essa é a primeira vez que uma usina descumpre uma determinação do órgão federal. Esta bacia abastece não só São Paulo, mas boa parte do Estado do Rio, além de Minas Gerais.
– São Paulo não pode tomar uma decisão unilateral. Eu confio muito no diálogo. Tenho certeza de que o governo federal, através da Agência Nacional de Águas, vai determinar o que tem que ser feito no Rio Paraíba do Sul, como sempre foi feito, há mais de 60 anos – disse o governador.
- O governo do Rio está obedecendo à lei federal. O Paraíba do Sul é um rio que tem regulação feita pela Agência Nacional de Águas. Portanto, os estados têm de seguir a legislação federal. Não podemos fazer disso uma batalha. A gente quer que o mediador, continue sendo o governo federal. Estamos cumprindo estritamente o que determina a lei – ressaltou Pezão. 
Caso a Cesp continue a descumprir a determinação, todo o sistema de geração de energia da Light poderá ser afetado, prejudicando os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e colocando em risco a gestão do sistema interligado de todo o país. Na semana passada, o Operador Nacional do Sistema Elétrico recomendou que a Cesp aumentasse a vazão de água liberada na usina do Jaguari de 10 mil para 30 mil litros por segundo. A medida era para compensar a redução na Represa Paraibuna, situada na mesma bacia. Por não cumprir a determinação, a companhia paulista foi notificada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Informações do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário