Desde o início da carreira, o craque Neymar sempre deixou claro que gostaria de evoluir no quesito cobrança de falta. Mas tanto no Santos quanto no Barcelona, ele nunca foi o cobrador oficial. Na Vila Belmiro, enfrentou as concorrências de Marquinhos, Elano, Marcos Assunção e Montillo. Sabedor de que não se tratava de sua especialidade, o jogador deixava as oportunidades para os companheiros, sem, no entanto, jamais deixar de treinar.
Mas Neymar evoluiu na seleção brasileira. Dos oito gols de falta que marcou na carreira, cinco foram com a camisa amarela. O primeiro foi pela Seleção sub-20, no Sul-Americano da categoria, contra o Chile no Peru. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, marcou contra a Bielorrúsia. Já na equipe principal, todos os gols em cobranças de falta foram sob o comando de Felipão: Itália e Coreia do Sul em 2013, e Panamá, no início desse mês.
Entretanto, mesmo na Seleção, Neymar não se firmou logo como cobrador oficial de faltas. Sob o comando de Mano Menezes, Daniel Alves e, posteriormente, Ronaldinho Gaúcho sempre foram escolhidos para as bolas paradas. Mas agora Neymar divide a função especialmente com David Luiz, responsável pelas cobranças de longa distância.
No Barcelona, as oportunidades ainda são poucas, pois Messi é o cobrador oficial de faltas. Quando ele não está em campo, Xavi assume a função. Por causa desse detalhe, o brasileiro ainda não marcou em cobranças de faltas pelo atual clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário