segunda-feira, 9 de junho de 2014

LEANDRO VIDAL REALIZA PALESTRA SOBRE MEIO AMBIENTE


A convite da Comissão de Direito Ambiental da 22ª Subseção, quem falou aos advogados da OAB de Magé e Guapimirim no dia 05 de junho, foi o Secretário de Meio Ambiente de Magé, Leandro Vidal (foto acima, recebendo homenagem das mãos da advogada Fabiane Siqueira).  Além de Secretário de Meio Ambiente do Município de Magé, Leandro Vidal é biólogo, especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, consultor e educador ambiental. 

Leandro Vidal apresentou aos presentes um slide com imagens do mapeamento de todo o Município de Magé, apontando todas as condições ambientais, os danos sofridos ao longo do tempo, e apresentando projetos que têm sido realizados em todas as áreas. São projetos de preservação e busca de soluções a médio e longo prazos. O palestrante reconheceu que a situação ambiental do município não é favorável e são muitos os problemas a serem resolvidos, alguns de difícil solução. 

Ele também falou sobre o lixão de Bongaba reconheceu que o termo lixão é apropriado, pois não há tratamento adequado do lixo e são muitos os danos ao solo, às águas e ao próprio ar. Ele ainda concordou que é espantoso Magé receber destaque na atuação pelo meio ambiente, mas explicou que se trata de um ranking de preocupações; de pessoas e entidades que atuam pelo meio ambiente, com resultados positivos ou não. Apontou como exemplos, entidades como a APA de Guapimirim,  Mangue Vivo, Parque Nacional, Água Viva, El Nagual, entre outras. A existência dessas entidades e a preocupação das mesmas com o assunto resultou o contestado terceiro lugar de Magé.
Vidal também falou da Essencis e dos problemas causados pela empresa ao meio ambiente em Magé, mas disse que se trata de um problema que teve início em governos anteriores se avultou muito. Foram várias as medidas adotadas contra a empresa, e a mesma foi severamente advertida várias vezes, multada em alta quantia, mas é difícil resolver um problema criado legalmente. Ao fim do evento, o microfone foi franqueado para perguntas.
Além dos advogados presentes, o Batalhão de Polícia de Magé foi representado pelo tenente Fábio, acompanhado do sargento Rodrigo. O tenente chegou a afirmar, em dado momento, que comparado a outros lugares onde atuou, Magé ainda pode se comparar a um paraíso em relação às questões ambientais. Ele também se pôs à disposição da OAB e da cidade de Magé para o que for preciso e possível.

A palestra foi realizada no auditório da ESA - Escola Superior de Advocacia, na Rua Dr. Domingos Bellizzi, nº 155 – Centro de Magé, em comemoração à semana do meio ambiente. O palestrante falou sobre desenvolvimento sustentável, apresentando dados atuais e apontando consequências da não preservação do meio ambiente por todo o mundo. A palestra teve início às 18h30min.


Palestrante posa entre advogados. Ao centro o presidente da OAB de Magé/Guapimirim, Dr. Edison de Freitas, tenente Fábio e sargento Rodrigo.

O palestrante ao lado do advogado Dr. João Roberto Marques dos Santos, presidente da comissão  

de Direito Ambiental da 22ª Subseção

Nenhum comentário:

Postar um comentário