domingo, 22 de junho de 2014

ACADEMIA DE CIÊNCIAS LETRAS E ARTES DE MAGÉ LANÇA PRIMEIRA ANTOLOGIA


Parte da comitiva de Nova Iguaçu se confraterniza dentro de moldura

Foi lançada, nessa sexta-feira, 20 de junho de 2014, a I Antologia da Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé – ACLAM, no auditório do Colégio Estadual de Magé. O livro, com oitenta paginas, apresenta 69 trabalhos. São poesias, contos, haicais, biografias e textos jornalísticos com os autores: Benedita Silva Azevedo, Claudina Oliveira, Demétrio Sena, Gerson Monteiro, Irai Verdan, Jane Azevedo, Reginaldo Oliveira e Roberto da Silva. Reproduções de obras de artes plásticas com Deneir Martins, Sonia Monteiro, Ana Souza, Fiuza e Tucka Cozzolino.


Membros da ACLAM
A antologia é o resultado do trabalho de dois anos de vida da ACLAM, com o objetivo de incentivar a produção literária dos talentos dos artistas da Baixada fluminense. Era um sonho antigo de sua fundadora, a professora e escritora Benedita Silva Azevedo, que também é conselheira da Academia Mageense de Letras. A ACLAM, fundada em 24 de setembro de 2011, tem como patronos o artista plástico Ney de Lima e o escritor Aluísio Azevedo. Nasceu do desejo de agregar artistas e estudiosos das diferentes áreas do conhecimento. A academia é constituída dos seguintes quadros: Sócios fundadores e efetivos com 40 cadeiras, já ocupadas 29. Correspondentes, honorários, beneméritos, in memoriam e eméritos (Ilimitados). Mais recentemente, foi criado o quadro da ala “jovem escritor”, com 10 cadeiras, tendo uma ocupada.

O Prof. e Historiador Gênesis Torres Prestigia o lançamento da I Antologia da ACLAM
O evento contou com a presença do presidente do Fórum Cultural da Baixada fluminense, historiador e colunista do jornal O Dia, Gênesis Pereira Torres; Carlos Lacher, Presidente do Rotary Clube de Magé; o empresário Marcos Divimark e o publicitário Wander Monteiro, além dos acadêmicos, escritores e artistas plásticos convidados de Nova Iguaçu, que formaram uma comitiva com 15 pessoas. Entre elas o agente cultural Wilson Pontes, representando o movimento cigano, a escritora Lirian Tabosa, as escritoras Marina Colfals Sena e Wilma Machado, e as artistas plásticas Vanderlaine Alencar e Celeste Conceição.


Membros da ACLAM exibem sua I Antologia

Benedita Azevedo, Demétrio Sena e Claudina Oliveira se revezaram na apresentação do evento, que, além da apresentação dos escritores improvisou um singelo sarau, arrancando aplausos efusivos da plateia.

O livro pode ser adquirido com os próprios autores, via e-mail ou por suas páginas no Facebook, e também por encomenda através da página Autores e Livros da Baixada Fluminense, no Facebook.



Colaboração de Claudina Oliveira, membro efetivo e secretária da ACLAM.

Fotos: Sergio Chiappini

Nenhum comentário:

Postar um comentário