segunda-feira, 28 de abril de 2014

MEMÓRIA - DONA GERALDA: UM EXEMPLO DE CIDADANIA

De entre os achados do comerciante Cláudio Vidal, de Piabetá, veio esta matéria bem antiga de um velho jornal de Piabetá, que fala de sua mãe, Geralda Izaura Ferreira, uma grande mulher que participou de forma notável do progresso local, por meio da educação. Cláudio cedeu com carinho, cópia do recorte cujo conteúdo veiculamos com o mesmo carinho. De exemplos como os de Dona Geralda é que se forma uma grande comunidade, e de grandes comunidades é que se forma um grande país. Eis a íntegra da matéria:

"Geralda Izaura Ferreira nasceu em Bicas, Minas Gerais. Veio criança para Raiz da Serra, onde cresceu, trabalhou na fábrica de tecidos América fabril em Pau Grande.
Casada com Claudionor Vidal, teve dois filhos, Nazareth Vidal e Cláudio Vidal. Nazareth foi a primeira professora do bairro e a primeira da Escola Parque Santana.
Geralda Izaura foi uma das primeiras moradoras do Parque Santana, bairro que sempre amou, com seu modo progressista e com preocupações pelo bairro.
Iniciou na varanda de sua casa uma sala de aula, com sua filha Nazareth  ensinando as crianças do bairro. Logo depois o número de crianças foi aumentando e D. Geralda construiu um barracão com duas salas de aula.
Ela procurou o prefeito da época, Sr. Moacir Pimentel que contratou as primeiras professoras Nazareth Vidal e Maria do Carmo Farias. Com o número de alunos sempre aumentando D. Geralda procurou o prefeito Sr. Magid Repane para doar dois lotes para que a prefeitura construísse uma escola de alvenaria com mais salas de aula.
No governo de Juberto Telles foi realizado o sonho de D. geralda. Foi construída a escola Parque Santana.  Dona Geralda ainda doou um terreno ao lado da escola para a Diocese onde foi construída a capela de N. Sra. de Santana. Foi com muita determinação que ela lutou para a construção da Capela, que contou com a ajuda da comunidade e do comércio do sexto distrito e da fábrica de pólvora, atual IMBEL.
Força de vontade, determinação, , preocupação com o próximo, sempre foram a luta de D. Geralda, nada tirava a coragem e a determinação dela. Foi com sua fé em Deus e força de vontade que provou que nada é difícil.
Dona Geralda foi um exemplo de esposa, mãe, avó, tia, irmã e uma ótima vizinha, onde estava sempre pronta para ajudar o próximo.
Faleceu em 22 de setembro de 1984, com 59 anos. O vereador Laerte Leocornyl apresentou e a Câmara aprovou o projeto denominando a escola Parque Santana de Geralda Izaura Ferreira. Nome que agradou a toda comunidade do sexto distrito e do Município de Magé.
Dona Geralda era uma pessoa simples, humilde, mas de uma grandiosidade que deixou saudade a todos que a conheceram."

Elaborado pelo filho Cláudio Vidal.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário