segunda-feira, 21 de abril de 2014

MAGÉ: DESTAQUE NO RANKING DO MEIO AMBIENTE... COMO?

Mauá: este é o tipo de cenário que dá a uma cidade a posição de destaque no ambiente?



Segundo publicidade absurda da Prefeitura Municipal de Magé, o município é o terceiro colocado no ranking dos 92 municípios do Estado em conservação do ambiente. Depois fala de dinheiro. Quantias vultosas que esse suposto desempenho irá proporcionar a Magé. Nem vale a pena discorrer sobre tamanha distância entre a publicidade que talvez tenha convencido a Secretaria Estadual do Ambiente e os fatos que certamente não foram averiguados pela mesma.
Não há um só cidadão mageense consciente que não questione tal terceiro lugar, diante da ciência de tudo o que ocorre de gravemente danoso na cidade de Magé. A começar pelo lixão - hoje chamado não se sabe por quê, de Centro de Tratamento de Resíduos. Esse lixão polui totalmente o Rio Inhomirim com vazamento ilegal de chorume, expõe toda a comunidade de Bongaba e as demais em redor a doenças oriundas da imundície e já desvalorizou irreversivelmente todas as propriedades existentes  nessa área. Isto sem falarmos do mal cheiro que chega a quilômetros e o excesso de maruins e todo tipo de insetos e animais nocivos à saúde.
Além do lixão e do excesso de lixo em diversas áreas do município, existem ainda as cachoeiras totalmente poluídas por lixo, esgoto sem tratamento, oferendas sem critério e outras ações do ser humano. Em Mauá, existe uma empresa a serviço do Estado preparando o escoamento das águas fluviais para a praia, porém, durante a noite moradores usam essas vias de escoamento para despejar na praia os seus esgotos sem nenhum tratamento, com a permissão da empresa, e nada é feito contra isso. Um morador que pede para não ser identificado, pois não aceita despejar seu esgoto na Praia, e questionou sobre o que faria neste caso, foi ameaçado de morte. Registrou queixa na polícia, por essa ameaça. Aliás, as praias de todo o distrito de Guia de Pacobaíba são objetos constantes de preocupação, pela poluição de anos e anos e o descuido oficial em relação a esse problema. O mesmo ocorre com a Praia de Piedade, no Primeiro distrito: se houvesse respeito do poder público, mesmo se tratando de costa da baía de Guanabara, as praias do município seriam apropriadas para o banho.
As valas a céu aberto em todas as localidades periféricas de Magé fazem parte do ambiente; não fazem? Pois é: as condições precárias em que vivemos neste aspecto merecem prêmio ou posição em ranking? E o que dizer do sistema antigo de esgoto nas localidades que que o têm? É um sistema precário e já devia ter sido substituído faz tempo. Seria bom que o "júri" fizesse um bom passeio pela cidade, dos centros aos mais afastados recantos, para repensar o conceito de cidade ecologicamente correta.
É preciso que a verdade seja dita e prevaleça, pois o povo mageense não pode continuar se enganando e se deixando enganar desta forma. Não podemos aceitar ser parte constante de números falsos relativos a "pesquisas", "informações" e "rankings" que não apontam a realidade.
Caixas como esta recebem tanto as águas fluviais quanto o esgoto dos moradores de Mauá

Que água fluvial é dessa cor?



3 comentários:

  1. Prezado Paulo, você se esqueceu de incluir a ESSENCIS no rol dos absurdos cometidos contra o meio ambiente em Magé.

    Esta é mais uma notícia mentirosa veiculada pelo desgoverno Nestor Vidal, que só não é pior que os governos da família que destruiu esta cidade nos últimos 30 anos, porque eles são hors concours.

    Nosso prefeito e nosso secretário municipal de meio ambiente não tem aquilo roxo para estarem nos cargos em estão e por isso, deixam acontecer de tudo em Magé. Faltam-lhes competência, técnica, coragem e respeito com o povo.

    Nunca torci tanto para que um governo terminasse logo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Magé não trata um litro sequer de esgoto, o lixão de Bongaba e a Essencis são o que são, nossas praias são um lixo, nossos rios e cachoeiras estão por virar esgoto puro e a prefeitura vem nos tratar como OTÁRIOS com uma notícia desta. Será que o secretário de meio ambiente de Magé consegue deitar a cabeça a noite no travesseiro e dormir tranquilo?

    ResponderExcluir
  3. Será que eles conhecem o canal de Magé?

    ResponderExcluir