terça-feira, 8 de abril de 2014

ARTIGO - A FALSA CORAGEM DOS REBELDES SEM CAUSA

Demétrio Sena, Magé - RJ.


A face do "Face" virou o QG dos jovens mimados que resolveram se rebelar contra nada, para preencherem equivocadamente os seus egos inflados de vento e suas cabeças vazias de projetos de vida. Patrocinados pela boa vida que seus papais inadvertidamente lhes dão sem cobrar nenhuma responsabilidade ou postura, esses rebeldes sem causa e contexto xingam pessoas de bem; anunciam que soltaram flatos; cometem bullyng; combinam atos de vandalismo e besteiras; poluem de todas as formas esta ou aquela rede social.
Com toda a coragem falsa e fácil de quem está protegido contra o mundo pela barra-da-saia da mamãe ou a posição social - muitas vezes pretensa - do papai, os jovens mimados do "Face" dizem que são independentes. Dizem, mas têm mesada. São presenteados com carros e motos, a depender das notas nos boletins escolares. Ganham casinhas anexas à barra-da-saia de suas casas e morreriam de fome, se ninguém fosse lá nas horas certas para levar seus lanchinhos.
É muito fácil ser jovem raivoso no "Face". Desacatar cidadãos comuns ou zombar de quem cresceu, tanto por fora quanto por dentro. Difícil mesmo é criticar com razão, inteligência e contexto as mazelas do poder público; a corrupção judiciária; o avanço da violência; o machismo; preconceitos. Difícil mesmo, além de corajoso, desafiador e ousado, era ser jovem contestador, inquieto e sedento de cidadania e liberdade, nos duros e tristes anos da ditadura militar.

Um comentário:

  1. Força Paulo! Força! Ao só falar e escrever a verdade, você está incomodando e muito a quem merece ser incomodado.

    ResponderExcluir