quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

OPERAÇÃO LEI SECA REFORÇA FISCALIZAÇÃO NO CARNAVAL

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, vai ampliar o trabalho de fiscalização e conscientização durante os dias de folia. Entre os dias 27 de fevereiro (próxima quinta-feira) e 09 de março (domingo após o Carnaval), os agentes da OLS estarão com as equipes reforçadas nos pontos de maior movimentação de foliões, com operações, inclusive, durante o dia. Além das blitzes, a operação também vai intensificar as ações de conscientização nas ruas, alertando sobre o perigo da mistura álcool e direção.
As blitzes acontecerão 24 horas por dia e contarão com 250 agentes, distribuídos em 14 equipes, entre funcionários da Secretaria de Estado de Governo, da Polícia Militar e do Detran. Diferentemente dos carnavais passados, quando as operações se concentraram na Região Metropolitana, desta vez, os agentes da OLS também atuarão de forma mais efetiva nos municípios do interior. Ao todo, serão 96 pontos de fiscalização em todo o estado, durante os 11 dias.
“Nossa intenção é aumentar a área de abrangência. Faremos isso com as blitzes diurnas e no interior, garantindo ainda mais a segurança da população, assim como já vem sendo feito há cinco carnavais. E com o trabalho conjunto de conscientização, o objetivo é lembrar que é importante brincar, se divertir e voltar para casa com segurança. A sociedade é nossa principal parceira na redução dos acidentes”, afirma o coordenador-geral da Operação Lei Seca, major Marco Andrade.
Homens-balão e trio elétrico
Além disso, um time de 33 cadeirantes estará nos principais pontos de concentração de foliões, como os blocos de rua e nas imediações do Sambódromo, distribuindo adesivos e ventarolas. Como parte do trabalho de conscientização, os agentes contarão suas experiências de vida e ressaltarão que a mistura de álcool e direção pode provocar acidentes com vítimas fatais ou lesões permanentes. São previstas 58 ações de prevenção no período de Carnaval.
A campanha educativa ainda receberá o reforço dos já populares homens-balão (vestidos com o balão característico da OLS). Eles estarão nas ruas com o slogan: “Nunca dirija depois de beber”. Outra novidade deste ano será a participação da Operação Lei Seca no desfile do Cordão da Bola Preta, no dia 1º de março (sábado de Carnaval), no Centro do Rio. Um trio elétrico com a marca da OLS acompanhará o bloco e animará os foliões com bolões.
Balanço da Operação Lei Seca
A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009 pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro. Desde então, 1.415.996 motoristas foram abordados, dos quais 272.947 foram multados. 56.088 veículos foram rebocados e 106.492 motoristas tiveram a CNH recolhida. 109.289 condutores sofreram sanções administrativas e 3.549 criminais. Os agentes realizaram 1.235.874 testes com o etilômetro.

Do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário