quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CIEP DE SURUÍ EXPÕE HAIKAIS DE BENEDITA AZEVEDO

  

Promovida pelos arte-educadores da Secretaria Estadual de Educação Rodrigo Lobo e Demétrio Sena, foi inaugurada na noite de terça-feira 05 de novembro a exposição HAIKAI HAKI NA ESCOLA, de cartazes e banners de haikais da educadora e professora Benedita Azevedo (foto acima). A exposição que ficará até o dia 15 deste mês na Biblioteca Professora Benedita Azevedo, nas dependências do CIEP Brizolão 327 em Suruí, quarto distrito de Magé pode ser visitada das 8 às 14h e das 18 às 21h de segunda a sexta-feira. A direção da unidade escolar informa que a bibliotecária diurna está licenciada por problemas de saúde, e que ainda não foi disponibilizado um substituto, mas que ainda assim é possível ver a exposição. Basta que o visitante se dirija à secretaria e peça o acompanhamento de um funcionário.
Ísis 
Benedita Azevedo, que dá nome à biblioteca, é talvez a escritora mais ativa da cidade de Magé. Professora aposentada e autora de mais de vinte livros individuais e com participação em mais de sessenta antologias literárias, ela dedica a vida à literatura e à família. Moradora do distrito mageense de Guia de Pacobaíba e casada com o Sr. Cristiano, que é também o seu grande incentivador, Benedita já obteve dezenas de premiações pela sua atuação como haikaísta, poeta, romancista, cronista e articuladora cultural. Participa de várias entidades literárias entre academias e grêmios, e é presidente da ACLAN - Academia de Ciências, Letras e Ates de Magé.
A abertura da exposição contou com a presença de alunos do terceiro ano do ensino médio noturno da unidade local, e a participação musical do aluno Beto. Teve ainda a presença e a participação da aluna Ísis, do ensino médio diurno e também aluna das oficinas de teatro. Ísis declamou poemas de Mario Quintana. Também declamaram poemas os promotores do evento, Rodrigo e Demétrio. A expoente, Benedita Azevedo, falou de seu trabalho, a trajetória literária,  definiu em breves palavras o que é o haikai (poema de origem japonesa, de três versos metrificados) e anunciou que pretende, a depender do interesse dos alunos, ministrar algumas oficinas da modalidade literária na unidade, além de promover a participação de alunos adolescentes em um concurso de alcance mundial. Também estivera presentes a artista plástica Sônia Monteiro e seu esposo Sérgio.
Benedita Benedita ofertou alguns de seus livros aos alunos locais, com os quais posou para fotos. Depois do evento, foram todos convidados para um coquetel.

Beto
Rodrigo

Benedita fala aos alunos

Abaixo, a escritora presenteia livros e posa com os alunos locais



















Nenhum comentário:

Postar um comentário