segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SITE DA PREFEITURA DE MAGÉ DEFENDE LIXÃO

Depois de nossa matéria sobre os danos causados pelo lixão de Bongaba, o site da Prefeitura Municipal de Magé noticiou, bem recentemente, que "A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realizou operação de vistoria no Centro de Tratamento de Resíduos, o CTR Bongaba". Certo. Pode ser. Mas o que muitos se perguntam, conforme mensagens que recebemos, é se essa equipe, por si só, é mesmo adequada para tal vistoria, ou se é algo semelhante a se tentar resolver determinada questão entre família. A quem pertence o CTR - Centro de Tratamento de Resíduos (lixão) - de Bongaba, no sexto distrito de Magé? Será que o site da prefeitura teria a delicadeza ou a transparência de informar? Será que, a depender de quem seja o proprietário ou gestor, não existiria qualquer tendência à tolerância ou facilitação?
A comunidade mageense, em especial os moradores de Bongaba querem não só saber, mas também sentir os efeitos das ações e providências da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tanto quanto pede aos órgãos de defesa do meio ambiente de outras instâncias que façam tal vistoria. O IBAMA, o INEA e outras entidades, fundações ou institutos além-Magé deveriam dar atenção a esse problema, e vamos continuar cobrando. Afinal, as chances de imparcialidade seriam muito maiores. 
Se ainda nos referimos ao CTR como lixão, fazemos referência à diferença local que não vemos entre um e outro. E todos hão de convir que o fortíssimo odor de chorume, a poluição diária e fora do suportável do Rio Inhormirim, além da visível devastação de toda a área verde local, dizem bem mais do que a vistoria de uma equipe "da casa" e a defesa que o próprio site claramente faz do CTR (lixão), quando afirma em sua matéria: "Até fevereiro de 2016 é o prazo que a empresa responsável pelo processo de recuperação do espaço, apresente os resultados do trabalho aplicado no local que hoje opera como um aterro controlado, por não ter sido projetado para receber os resíduos de coleta, mas que desenvolve os serviços de processamento do lixo que recebe e também desenvolve ações para reduzir os efeitos dos 30 anos do lixão que ocupou a área". 

2 comentários:

  1. Este é o retrato do DESGOVERNO Nestor Vidal. INCOMPETÊNCIA, INÉRCIA E DESCASO. Bongaba está sendo devastada a olhos vistos para todos, menos para o senhor secretário municipal de meio ambiente e sua equipe de puxa sacos. HÁ ALGO DE ERRADO SIM NESTA HISTÓRIA. Alguém está sendo protegido e/ou beneficiado. Ficam as seguintes perguntas:

    1 - Quem são os donos da CTR?
    2 - Onde moram os donos da CTR?
    3 - Onde mora o secretário municipal de meio ambiente, o Sr. Leandro Vidal?
    4 - Quanto a CTR gera de impostos e de empregos para o município?
    5 - Porque a CTR não foi instalada em local apropriado para a criação de um centro de tratamento de resíduos?
    6 - A CTR financiou a campanha eleitoral alguém?

    Contamos com você Paulo e somente você, para dar continuidade a estas denúncias e para correr atrás de respostas e de providências. Infelizmente, não temos em Magé, mais ninguém com a sua coragem e sua imparcialidade.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Senhora, li a reportagem no site da prefeitura e a minha reação foi a mesma de quando passo por Bongaba, DEU NÁUSEAS. É muito descaratismo deste incompetente do secretário municipal de meio ambiente, o Sr.Leandro Vidal. A CTR continua a fazer a mesma coisa que sempre foi feita lá, que é jogar lixo e cobrir com o saibro do morro ao lado e ele me vem dizer que a CTR desenvolve ações para reduzir os efeitos dos 30 anos do lixão que ocupou a área? EXONERAÇÃO JÁ PARA TODA A EQUIPE DESTA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE QUE FECHA OS OLHOS PARA A CTR E PARA ESSENCIS.

    ResponderExcluir