quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O CAOS DA SAÚDE EM MAGÉ

Demétrio Sena

Fim de setembro. Precisei levar minha filha ao médico, para tirar umas dúvidas. Animado com as notícias do site da Prefeitura Municipal de Magé, de que a situação da saúde no município é das melhores, além de tantas outras notícias maravilhosas que ainda não pude nem quero mais constatar, procurei um posto médico. Fui ao tal de PSF de Fragoso, onde também tenho endereço, e ficou marcada uma consulta para o dia 2 de outubro no posto de Raiz da Serra.
Lá fomos nós, eu e minha filha, ao pediatra do posto  Raiz da Serra, no dia marcado. Ao chegar, vi muitas mães saindo com seus filhos, e quase adivinhei o que havia. Era isso mesmo. O pediatra faltara. Perguntei se outro médico podia atender, pois só queria tirar informações, mas não havia também outro médico. Já curioso, pedi então um enfermeiro, que também não havia. Saí desolado e ouvi, já na rua, uma pessoa dizer que aquela seria a terceira vez seguida que não conseguia atendimento para a filha. 
Aquela situação me deixou intrigado, e resolvi fazer uma pesquisa pessoal por meio de ligações. A primeira ligação foi para o PSF de Santa Dalila. Não tinha médico. Podia marcar para terça próxima, mas não era garantido. Aí liguei para Suruí, Mauá, centro de Magé e outras localidades de todos os distritos, constatando que conseguir um atendimento médico em qualquer parte do Município é questão de sorte. Muita sorte. Há alguns médicos em poucas especialidades, mas todos eles insatisfeitos com salários, condições de trabalho, tratamento por parte do poder público municipal e falta de medicamentos, aparatos e materiais necessários a cada especialidade.
Informações arrancadas com jeito. Gentileza. De pessoas que não pedimos para se identificar, pois elas têm muito medo do prefeito, e em alguns casos, dos vereadores ou outras pessoas que as indicaram para suas vagas. O fato é que o setor de saúde em Magé não está nada bom. E parece que a cidade não tem como entrar no programa Mais Médico, do governo federal, pois, de alguma forma, não há credibilidade para isso... alguém sabe por que razão?  

5 comentários:

  1. Prezado Paulo, procure a folha de pagamento do Hospital de Magé e você verá porque não há mais profissionais trabalhando. Tem ex-secretário de saúde, ex-diretor e mais um monte de gente que não aparece por lá mas está recebendo religiosamente em dia. E o pior, o prefeito ordenou o corte de 10% do pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal não fiquem triste, o aprendiz de prefeito está arrumando a casa.
    A culpa de tudo isso é os Cozzolino, do Cabral, da Dilma, dos vereadores, o Nestorzinho é um santo. Acorda povinho sonolento!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não é só ao Município de Magé que falta credibilidade. O próprio programa Mais Médicos está na mesma situação. Não se sabe se são médicos ou agentes cubanos/escravos que estão sendo “importados” a peso de ouro em favor dos irmãos Castro como preço do pagamento das obras bo Porto de Mariel, em Cuba, no qual Lula já investiu mais de R$ 1 bilhão. Quem vem não é outra coisa senão moeda de troca.

    ResponderExcluir
  4. Opa, pera aí. Ex-secretário e ex-diretor recebendo sem ir trabalhar? Quem são eles? Paulo, você pode ter acesso a esta folha de pagamento do Hospital de Magé para confirmar isso?

    ResponderExcluir
  5. Querido Paulo, acompanho o O REDATOR já a algum tempo e ao contrário de outros blog existentes em Magé, vejo em você um profissional isento e imparcial. Por favor, apure as denúncias de que ex-secretários de saúde e ex-diretores continuam na folha de pagamento do Hospital de Magé. Se isto for verdade, será mais um tapa na cara que Nestor dá em todos nós mageenses.

    ResponderExcluir