quarta-feira, 11 de setembro de 2013

EMPRESAS FALAM MUITO E FAZEM POUCO, REVELA PESQUISA



Relatório Global de Sustentabilidade Empresarial 2013, divulgado quinta-feira (5 de setembro) pelo Pacto Global da ONU, constatou que muitas empresas souberam definir metas e políticas na área de responsabilidade social, mas ainda falham na aplicação. O relatório pesquisou cerca de 2 mil empresas em 113 países.

Nesse universo, por exemplo, 65% das empresas desenvolvem ou acompanham políticas de sustentabilidade a partir do alto escalão, mas apenas 35% dos gerentes recebem treinamento para integrar a sustentabilidade nas estratégias e operações; 90% dos conselhos de administração discutem e agem sobre questões de sustentabilidade como parte de sua agenda regular ou conforme a necessidade, mas apenas 8% chegou a criar pacotes de remuneração para os executivos com base no desempenho na área.

O relatório também destaca que o compromisso com os princípios de sustentabilidade, como a proteção dos direitos humanos, a transparência e a prestação de contas, a gestão ambiental e a inclusão social afetam o desempenho das empresas. “A sustentabilidade corporativa é um negócio sério. Ela influencia o sucesso financeiro de longo prazo”, disse o diretor executivo do Pacto Global da ONU, Georg Kell, a jornalistas em Nova York.

Desafio

As cadeias de abastecimento são um dos principais obstáculos para implementar políticas de sustentabilidade.
Mesmo que a maioria das empresas estabeleçam regras para seus fornecedores, resta acompanhar e prover adequadamente o cumprimento delas no dia a dia: 11% das empresas pesquisadas dão recursos aos fornecedores para projetos específicos de melhoria; 11% analisam e comentam planos de reparação ambiental dos fornecedores; 16% ajudam os fornecedores com definição e revisão de metas; 9% verificam as atividades de reparação ambiental.
O Relatório Global de Sustentabilidade Empresarial 2013 será discutido no encontro de líderes do Pacto Global, entre 19 e 20 de setembro, na sede da ONU em Nova York.
Lançado em 2000, o Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de responsabilidade corporativa do mundo, com mais de 8 mil empresas em 144 países.

Do site Pauta Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário