quarta-feira, 24 de julho de 2013

ILHA: ATO PÚBLICO PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA BAIA DE GUANABARA

"Prezados Jornalistas,

Solicito apoio na divulgação do Ato Público Unificado a ser realizado no dia 25 de Julho (5ª. Feira), entre 6 e 12 horas, na pista de entrada do Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, cidade do Rio de Janeiro, contra o projeto absurdo e insano da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) de remoção e despejo de 15 mil moradores da Ilha do Governador (entre os quais 400 pescadores artesanais) e que também provocará Crime Ambiental com destruição do ecossistema da Baía de Guanabara (aterro e desmatamento), como previsto no Edital de privatização dos aeroportos do Galeão e Confins. Também paralisarão suas atividades os trabalhadores Aeroviários e Aeroportuários que encontram-se ameaçados de desemprego pela privatização dos aeroportos do país pelo governo federal.

Movimentos sociais, pescadores e moradores encaminharam hoje uma Representação à Procuradoria Geral da República, Ministério Público Estadual e à Defensoria Pública Estadual denunciando irregularidades na “audiência pública” fraudulenta realizada pela ANAC em sua sede na Barra da Tijuca, em junho, o que impediu a participação das comunidades impactadas.

Além da ANAC, foi também denunciada a corresponsabilidade criminal solidária da Alta Diretoria do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que segundo a ANAC pretende financiar a privatização dos aeroportos Galeão e Confins, estimada em R$ 16 bilhões, violando leis ambientais e desrespeitando o Direito à Moradia reconhecido pela Constituição Federal e pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A construção da 3ª pista do aeroporto do Galeão é considerada tecnicamente desnecessária, além de prever o aterramento de 2 milhões e 645 mil m2 da Baía de Guanabara, que é tombada pela legislação ambiental estadual, e o desmatamento de 204 hectares de manguezais e da mata atlântica, protegidos pelo Código Florestal brasileiro."

Maiores informações:

Alex Sandro Santos – Associação de Pescadores Livres de Tubiacanga – Tel. (21) 9237-5705

Sérgio Ricardo – Fórum Insulano – Tel. (21) 9391-4665

Nenhum comentário:

Postar um comentário