segunda-feira, 22 de julho de 2013

COMISSÃO DESPERDIÇA REIVINDICAÇÕES EM REUNIÃO COM CRT

Uma reunião entre a comissão da manifestação contra o pedágio e diretores da CRT, realizada no dia 4 de julho na Associação dos Moradores de Mauá resultou uma pauta de reivindicações que podem estabelecer um novo tempo e uma nova relação entre a concessionária e a sociedade mageense. A reivindicação mais importante diz respeito à isenção total das tarifas para os moradores de Magé e Guapimirim. Não foi ponto polêmico, pois na maioria dos municípios isso já ocorre. De alguma forma, proprietários locais de veículos não pagam pedágios. Em alguns casos, têm uma ida e uma volta; em outros, a isenção é total.
De qualquer modo, houve desperdício de reivindicações. Em uma cidade como Magé, que é cercada por seis praças de pedágio, seria bastante justo reivindicar a retirada de pelo menos duas praças, a redução dos preços abusivos mesmo para quem não mora na região (pois as tarifas muito altas isolam a cidade), além do fim das dificuldades criadas para que se pavimente e faça a manutenção das estradas municipais que podem ser usadas como desvio dos pedágios. Também caberia a discussão do social, por parte da empresa, desenvolvendo projetos que pudessem contribuir de alguma forma para o progresso da cidade.
Temos que aprender a reivindicar. A estabelecer diálogos e ter controle emocional nas oportunidades de cobranças e conquistas com empresas que exploram de alguma forma a nossa cidade. Em princípio, a conversa com a CRT foi uma grande oportunidade não aproveitada pelos líderes comunitários ou de movimento que estiveram frente a frente com os diretores da concessionária. Vamos aguardar os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário