terça-feira, 23 de julho de 2013

ACADEMIA MAGEENSE DE LETRAS HOMENAGEIA ALCINDO GUANABARA

Da esquerda para direita - Em pé: Acadêmicos Josuel, Tassélio Pereira, Antonio Seixas, Ailson Cardoso e Clóvis Mendes. Sentados: Antonio Sena, Neuza Carion, o presidente Paulo José e o palestrante Dr. Pedro Murad.
A Academia Mageense de Letras convida realizou no dia 19 de julho a sessão solene comemorativa do 148.º aniversário do escritor Alcindo Guanabara. O evento foi realizado no auditório da OAB-Magé (rua Dr. Domingos Bellizzi, n.º 155, em frente ao fórum), e contou com duas palestras. Uma delas, sob o título “Alcindo Guanabara em fatos e fotos”, ministrada pelo acadêmico Antônio Seixas. A outra, sob o título “O ofício do escritor contemporâneo”, foi ministrada pelo Prof. Dr. Pedro Murad. 
Antônio Seixas é advogado e historiador. Especialista em História da Arte Sacra, pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro. Especialista em História Fluminense, pela Universidade Federal Fluminense. Membro efetivo da Academia Mageense de Letras. Colunista dos jornais Milênio Vip, O Redator, Opção e Voz de Magé. Autor dos seguintes livros: “Breve história da literatura mageense”, “O velho cemitério de Magé” e “História da nobreza mageense”. Pedro Murad é roteirista e dramaturgo, pesquisador, doutor em Letras pela UFRJ e Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, sócio-diretor da Coreto Edições e Produções. Profissional na área de criação, desenvolve projetos audiovisuais diversos para o ambiente digital. Trabalha, ainda, com teatro há dez anos, tendo realizado mais de uma dezena de espetáculos, podendo-se destacar: “Não Olhe Para Baixo, Você Vai Querer Pular”, “A Ronda”, “Batuque na Cozinha”, “Um Chorinho Pra Dona Baratinha”, entre outros. Professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso, na cidade do Rio de Janeiro.
O homenageado Alcindo Guanabara (1865-1918), jornalista e político nascido em Magé e falecido no Rio de Janeiro, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ao lado de Machado de Assis, Olavo Bilac, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa e outros expoentes da cultura brasileira. Ele é também o patrono da Academia Mageense de Letras, e todos os anos recebe homenagem da entidade.
A sessão solene foi gerida pelo novo presidente da AML, Paulo José Lopes, que ao fim do evento serviu um coquetel.






Nenhum comentário:

Postar um comentário